PESQUISA DE SATISFAÇÃO DE USUÁRIOS DE TIC - 2016

 

SOBRE A PESQUISA:

  • Período da Pesquisa: A pesquisa ficou disponível para preenchimento por 2 meses, no período compreendido entre 14/07/2016 a 15/09/2016.
  • Público Alvo: Interno ao TJPR, disponibilizados aos Magistrados, Servidores Concursados, Servidores em cargo em comissão, Estagiários, e Serventuários / Extrajudicial.
  • Canal e publicidade:  No portal da Intranet do TJPR foram disponibilizados links para um formulário eletrônico (ver questionário completo em formato PDF no rodapé deste texto).
  • Conteúdo do questionário: O questionário abrangeu 16 perguntas objetivas e 01 campo aberto para opiniões, contemplando alguns serviços disponibilizados no DTIC para as áreas de Atendimento (1º e 2º nível), de Infraestrutura, e de Sistemas de TIC.
  • Números sobre o TJPR (em Julho/2016):  Magistrados (1.350), Servidores Efetivos (6.167), Servidores em Cargo Comissionados (1.879), Estagiários (4549), Serventuário / Extrajudicial (     );  
  • Total de respostas preenchidas:  689 respostas

 

GRÁFICOS:

Respostas por Cargo Respostas Percentual
Servidor concursado 531 77 %
Servidor cargo em comissão 65 9 %
Magistrado 56 8 %
Estagiário 25 4 %
Serventuário/Extrajudicial 12 2 %
Total de Respostas 689 100 %

 

Categorias avaliadas % da Satisfação dos usuários
Atendimento 1º Nível 77,0 %
Atendimento 2º Nível 79,0 %
Equipamentos e Infraestrutura 60,0 %
Sistemas de TI 61,0 %
Média geral da Satisfação com os serviços da área de TIC 69,3 %

 

 

Observação: Método NPS (Net Promoter Score), de maneira simplificada, classifica as respostas "Satisfeito" e "Muito Satisfeito" como Satisfeito, e as respostas "Muito Insatisfeito", "Insatisfeito" e "Indiferente" como sendo Insatisfeito.

 

 

RESULTADOS:

Através deste questionário, identificou-se em média 66% de satisfação com os serviços da área de TIC (78% de satisfação com o 1º e 2º nível de atendimento; 60% de satisfação com Equipamentos e Infraestrutura de TIC; e 61% de satisfação para os Sistemas de TI). 

Foram registrados vários comentários na referida pesquisa, entre sugestões de melhoria e elogios aos sistemas e técnicos do DTIC.

Apesar desta pesquisa ser a primeira realizada no TJPR sobre a satisfação dos serviços prestados pela área de TI, a quantidade de respostas foi relativamente baixa (700 respostas frente a quase 14 mil usuários internos). Portanto, teremos a missão de aplicar novos questionários no futuro, e que possam trazer mais feedbacks para a evolução do DTIC.

 

DOCUMENTOS:

Questionário da Pesquisa de Satisfação dos Usuários de TIC (formato .pdf, tamanho 155 Kb)

Relatório Completo sobre a Pesquisa de Satisfação dos Usuários de TIC em 2016 (formato .pdf, 1.3 Mb) acesso retrito ao DTIC