PESQUISA DE SATISFAÇÃO DE USUÁRIOS DE TIC - 2019

Notícia no portal TJPR sobre a pesquisa (link para nova página)

 

 

O objetivo é verificar o nível de satisfação dos magistrados, servidores, serventuários e estagiários do órgão em relação aos serviços e soluções de tecnologia disponibilizados pelo DTIC.

O resultado, compilado em um relatório, apresentou diversos indicadores que podem ser úteis para a melhoria nos serviços e para o direcionamento das ações do TJ-PR de acordo com o planejamento estratégico.

 

INFORMAÇÕES GERAIS:

  • Período da Pesquisa: A pesquisa ficou disponível para preenchimento por 40 dias, no período compreendido entre 01/09/2019 a 30/09/2019 e estendida de 25/11/2019 a 05/12/2019.
  • Público Alvo: Interno ao TJPR, disponibilizados aos Magistrados, Servidores Concursados, Servidores em cargo em comissão, Estagiários, e Serventuários / Extrajudicial.
  • Canal e publicidade:  No portal da Intranet do TJPR foram disponibilizados links para um formulário eletrônico.
  • Conteúdo do questionário: O questionário abrangeu 16 perguntas objetivas e 01 campo aberto para opiniões, contemplando alguns serviços disponibilizados no DTIC para as áreas de Atendimento (1º e 2º nível), de Infraestrutura, e de Sistemas de TIC.
  • Números sobre o TJPR (em setembro/2019):  Magistrados ( 104 ), Servidores Efetivos/Comissionados ( 610 ), Estagiários ( 42 ), Serventuário / Extrajudicial ( 2 ), totalizando menos de 1% do total de usuários de TIC no TJPR;  
  • Total de respostas preenchidas:  758  respostas.

 

GRÁFICOS:

PSU 2019 por Cargo

 

Respostas por Cargo Respostas Percentual
Magistrado 104 14 %
Servidor concursado 545 72 %
Servidor cargo em comissão 65 9 %
Estagiário 42 6 %
Serventuário / Extrajudicial 02 0 %
Total de Respostas 758 100%

 

Categorias avaliadas % da Satisfação dos usuários
Atendimento 1º Nível 83 %
Atendimento 2º Nível 84 %
Equipamentos e Infraestrutura 68 %
Sistemas de Informação (TI) 60 %
Média geral da Satisfação com os serviços da área de TIC 74 %

 

 

Um dos parâmetros avaliados foi o atendimento efetuado pelos servidores do DTIC. Os usuários avaliaram positivamente o atendimento telefônico dos técnicos da Central de Atendimento de 1º NÍVEL nos quesitos cordialidade, capacidade e rapidez. A maioria (83%) considerou que este atendimento foi satisfatório.

Observação: Método NPS (Net Promoter Score), de maneira simplificada, classifica as respostas "Satisfeito" e "Muito Satisfeito" como Satisfeito, e as respostas "Muito Insatisfeito", "Insatisfeito" e "Indiferente" como sendo Insatisfeito.

 

PSU 2019 - 1º Nivel de Atendimento

 

O ATENDIMENTO de 2º NÍVEL, quando as demandas são registradas por algum outro meio e encaminhadas a um técnico de atendimento, que entra em contato posteriormente, via e-mail, telefone ou ainda presencialmente, revela um nível próximo de satisfação. Nesse caso, 84% dos usuários avaliaram de forma positiva o serviço prestado.

PSU 2019 - 2º Nivel de Atendimento

 

No que se refere à INFRAESTRUTURA e aos EQUIPAMENTOS de informática disponibilizados, como computadores, impressoras, serviços de comunicação, ambiente de navegação do portal do TJPR e da área restrita, assim como a documentação de sistemas, houve uma média geral de satisfação de 68%. Já o nível de satisfação dos sistemas judiciais e administrativos mais utilizados por magistrados e servidores foi de 60%.

 

PSU 2019 - Equipamentos e Infraestrutura de TICPSU 2019 - Sistemas mais utilizadosPSU 2019 - Média Satisfação Sistemas TIC

 

Respostas subjetivas e avaliação geral

Foram realizados 408 comentários subjetivos, espontâneos pelos usuários, que serão analisados pela Diretoria do DTIC.

Esta pesquisa apesar da extremamente baixa adesão perante o universo de quase 20 mil usuários pode não refletir completamente o senso da maioria, mas ainda assim, as avaliações e comentários subjetivos mostram que os usuários permanecem satisfeitos com o DTIC, seja com seus sistemas, estrutura ou atendimento. Entretanto a diminuição dos índices em relação a 2017 e 2018 alerta para a necessidade de melhorias urgentes em diversas áreas e procedimentos, sejam nos setores de desenvolvimento de sistemas, infraestrutura ou atendimento.

 

PSU TIC 2019 Consolidado

 

DOCUMENTOS:

Questionário da Pesquisa de Satisfação dos Usuários de TIC 2019 (formato .pdf, tamanho 158 Kb)

Relatório Completo sobre a Pesquisa de Satisfação dos Usuários de TIC em 2019 (formato .pdf, 1.4 Mb) acesso retrito ao DTIC