PESQUISA DE SATISFAÇÃO DE USUÁRIOS DE TIC - 2021

Notícia no portal TJPR sobre a pesquisa (link para nova página)

 

 

O objetivo é verificar o nível de satisfação dos magistrados, servidores, serventuários e estagiários do órgão em relação aos serviços e soluções de tecnologia disponibilizados pelo DTIC.

O resultado, compilado em um relatório, apresentou diversos indicadores que podem ser úteis para a melhoria nos serviços e para o direcionamento das ações do TJ-PR de acordo com o planejamento estratégico.

 

INFORMAÇÕES GERAIS

  • Período da Pesquisa: A pesquisa ficou disponível para preenchimento por 15 dias, no período compreendido entre 02/12/2021 a 16/12/2021.
  • Público Alvo: Interno ao TJPR, disponibilizados aos Magistrados, Servidores Concursados, Servidores em cargo em comissão, Estagiários, e Serventuários / Extrajudicial.
  • Canal e publicidade:  No portal da Intranet do TJPR foram disponibilizados links para um formulário eletrônico.
  • Conteúdo do questionário: O questionário abrangeu 23 perguntas objetivas e 1 campo aberto para opiniões, totalizando 24 questões, as quais contemplaram 4 Seções:
  1. Atendimento e informações;
  2. Soluções de TIC disponibilizadas pelo TJPR;
  3. Processo Judicial Eletrônico; e
  4. Satisfação Geral e Sugestão de melhorias.
  • Números sobre o total de respondentes:  Magistrados(as) ( 64 ), Servidores(as) Efetivos(as) ( 376 ),  Servidores(as) Comissionados(as) ( 79 ), Estagiários(as) ( 02 ), Serventuário / Extrajudicial ( 07 ).  
  • Total de respostas preenchidas:  528 respostas, totalizando menos de 3 % do total de usuários de TIC no TJPR.

 

RESULTADOS OBTIDOS

 

  • Vínculo com o TJPR:

 

Cargo Respostas Percentual
Magistrados e Magistradas 64 12 %
Servidores e Servidoras concursados 376 71 %
Servidores e Servidoras em cargo em comissão 79 15%
Estagiários e Estagiárias 2 0,4%
Serventuário / Extrajudicial 7 1%
Total de Respostas 528 100%

 

 

  • Lotação funcional:
Lotação %
Primeiro grau 65 %
Segundo grau 12 %
Secretaria 23 %

 

                       

  • Canal de atendimento usado para entrar em contato com o DTIC:

 

Canal
SIGA (siga.tjpr.jus.br) 41 %
SIGA e Atendimento telefônico ( 41 3200.4000) 19 %
Atendimento telefônico ( 41 3200.4000) 30 %
Outros meios 10 %

 

                                                                                      

 

O resultado demonstrado acima sinaliza que 10% dos respondentes ainda não utilizam os canais oficiais/formais de contato com o DTIC (SIGA e Atendimento telefônico).

 

Para a análise dos aspectos a serem abordados na sequência, foi realizada uma segmentação que classifica as respostas obtidas em Satisfatórias ou em Insatisfatórias. Assim, em uma determinada questão a soma das respostas Sempre e Frequentemente ou das respostas Muito Bom e Bom representa um nível Satisfatório para o DTIC. Por outro lado, a soma das respostas Às vezes, Raramente e Nunca ou das respostas Normal, Ruim e Muito Ruim representa um nível Insatisfatório para o departamento. As figuras a seguir resumem o explicado acima:

 

Após a avaliação de cada questão de forma isolada, as 4 Seções de perguntas listadas abaixo foram analisadas separadamente e assim se chegou aos resultados em relação ao nível Satisfatório:

Seções de perguntas % de Satisfação dos usuários
1- Atendimento e informações 80 %
2- Soluções de TIC disponibilizadas pelo TJPR 86 %
3- Processo Judicial Eletrônico 75 %
4- Satisfação Geral e Sugestão de melhorias 81 %

 

A Seção 1 tratava de aspectos como o acompanhamento do andamento dos seus chamados, as soluções recomendadas, o atendimento prestado em relação à cordialidade, agilidade e conhecimento técnico e ainda, de maneira geral, da satisfação em relação ao atendimento dos chamados de TIC. Neste contexto, 80% dos usuários avaliaram de forma positiva serviço prestado.

 

A Seção 2 tratava de aspectos como equipamentos de informática, conexão de Internet, soluções de comunicação e colaboração, videoconferência, portal, sistemas Hércules, Hermes, Sei! e sobre Sistemas administrativos.  A maioria dos respondentes, (83%), considerou que estas Soluções de TIC disponibilizadas pelo TJPR são satisfatórias.

 

A Seção 3 contemplava assuntos relacionados a artigos e manuais sobre PROJUDI, se as solicitações eram resolvidas no primeiro contato, se o Projudi atendia às necessidades de serviço do usuário e ainda relacionados a sistemas judiciais. Neste caso 75% dos respondentes considerou os temas tratados nesta seção como satisfatorios.

 

A Seção 4 abrangia a avaliação geral em relação aos serviços de TIC e ainda a questão subjetiva relacionada a sugestões de melhorias. Nesta circunstância, o percentual de respondentes que responderam como satisfatório correspondeu a 81% deles.

 

 

Respostas subjetivas e avaliação geral

Foram apuradas 206 respostas válidas para a questão subjetiva nº 24, as quais serão analisadas pela Diretoria do DTIC. Tais respostas foram categorizadas conforme demonstram os arquivos disponíveis no rodapé desta página.

As avaliações e comentários subjetivos mostram que os usuários na sua maioria permanecem satisfeitos com o DTIC, seja com seus sistemas, estrutura ou atendimento. Mesmo assim, o departamento está atento monitorando as respostas insatisfatórias e respondendo pontualmente a cada uma delas dentro do possível.

 

 

 

DOCUMENTOS:

Questionário da Pesquisa de Satisfação dos Usuários de TIC 2021 (formato .pdf, tamanho 337 KB) - ( formato .odt, tamanho 174 KB).

Apresentação sobre os dados coletados na PSU 2021 de TIC (formato .xlsx, tamanho 174 KB) - ( formato .ods, tamanho 174 KB) << acesso retrito a rede interna TJPR >>.

Relatório Completo sobre a Pesquisa de Satisfação dos Usuários de TIC em 2021 (formato .pdf, tamanho 2.2 MB) - ( formato .odt, tamanho 2,4MB) <<acesso retrito a rede interna TJPR >>.