PROCESSO: Gerenciamento de Riscos de TIC

Identificar e monitorar todos os riscos de TIC, sejam eles riscos em projetos de TIC ou riscos de TIC estratégicos (associados aos projetos estratégicos do TJPR). 

Prevê o cadastramento de qualquer risco de TIC (estratégico ou não).

As principais atividades envolvidas neste processo, foram agrupadas por contextos e segue:

  • Contexto ADMINISTRAR RISCOS: são os cadastros auxiliares para alguns campos utilizados no processo:
  • Contexto IDENTIFICAR RISCOS: são as atividades para o registro dos riscos, o cálculo da criticidade/severidade, a definição do tratamento ou resposta aos riscos;
  • Contexto GERIR RISCO: são as atividades para realizar o monitoramento efetivo dos riscos, permitindo alterar o responsável pelo monitoramento e o status do risco individualmente.

Informações detalhadas sobre o processo:

  • Documento descritivo:

Documentação do Processo RISCOS DE TIC (formato .pdf, tamanho 912 kB)

 Proposta coleta riscos em formulário (formato xls, tamanho 81 kB)

  • Fluxos do Processo:

Diagrama Gerenciar Riscos de TIC (Bizagi) Diagrama Riscos de TIC no BIZAGI (link para novo site)

Mapeamento do Gerenciamento de Riscos de TIC (Alivepro) Diagrama Gerenciar Riscos de TIC no Alivepro (link para novo site)

  • Extras:
  • Referências:
    • ABNT. Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR ISO/IEC 27005: Gestao de risco de seguranca da informacao. Rio de Janeiro, 2008.
    • PMI. Project Management Institute. PMBOK - Project Management Body of Knowledge, version 5, 2013.
    • ENAP. Escola Nacional de Administração Publica. Curso “PDTI - Elaboração do Plano Diretor de Tecnologia da Informação”, 2014.