PROCESSO: Desenvolvimento de Software

O objetivo deste processo é guiar a equipe de desenvolvimento de software do DTIC num processo uniforme, alinhado aos padrões e melhores práticas de mercado, buscando adequação a realidade e necessidades do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná.

A meta deste processo é ter uma Metodologia de Desenvolvimento de Software (MDS), independente da tecnologia adotada, associado às boas práticas estabelecidadas para o ambiente tecnológico do TJPR.

Pretende-se:

  • Definir os artefatos relevantes e que precisam ser gerados para que um projeto de software seja realizado no DTIC conforme, padrões e técnicas estabelecidas.
  • Fora desse escopo as atividades de registro de demandas e gerência de projetos, bem como de implantação, que serão tratadas em projetos específicos.

O Processo de Desenvolvimento de Software inicia-se com o recebimento dos requisitos iniciais (nível macro) e um cronograma básico (com as principais entregas definidas), também com a alocação da equipe do projeto. São aplicadas técnicas para a criação dos artefatos descritos na metodologia, a implementação do código (conforme a tecnologia adotada) e o versionamento dos fontes.

O processo de desenvolvimento de software está representado no contexto :

  • Equipe de desenvolvimento de software: atividades necessárias para gerar o produto executável, conforme as diretrizes e oreintações de trabalho a serem detalhadas mais tarde.
  • Teste de software: equipe responsável pelo planejamento e execução dos testes de software.

 

Informações detalhadas sobre o processo:

  • Documento descritivo:

Documentação do Processo METODOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE - MDS (formato .pdf, tamanho 1.1 MB)

  • Fluxos do Processo:

Diagrama Desenvolvimento de SoftwareDiagrama Desenvolvimento de Software - BIZAGI (link para novo site)

Diagrama MDS (Alivepro)Diagrama Desenvolvimento de Software - Alivepro (link para novo site)