Processos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)

 

Os Processos de TIC do TJPR estão mapeados e documentados em um diretório público para acesso externo via SharePoint (link para um novo site) e podem ser visualizados nas respectivas pastas daquela página.

 

Documentos dos Processos de TIC (link nova janela)

Documentos dos Processos de TIC (link nova janela)

 

Resolução nº 370 do CNJ publicado em 28/01/2021 (link para outro site)

 

A seguir são listados os Processos de TIC que estão documentados pelo DTIC, conforme recomendações da Resolução CNJ nº 370/2021 e das boas práticas de TI do framework ITIL v3.

 

Governança e Gestão de TIC

Processos de Trabalho Versão Data da Publicação Próxima Revisão Responsável
Gerenciamento de Contratos de TIC 1.0 22/05/2023 22/05/2024

Divisão de Gestão de Contratações de TIC

Gerenciamento de Projetos de TIC 1.0 01/07/2022 15/09/2023

Divisão de Gestão de Projetos e Processos de TIC

Gestão de Demandas de TIC 1.3 11/08/2023 11/08/2024 Divisão de Gestão de Projetos e Processos de TIC
Gestão de Riscos de TIC 1.3 04/08/2022 04/08/2023 Assessoria de Governança de TIC
Gestão do iGovTIC-JUD 1.0 13/12/2022 13/12/2023 Assessoria de Governança de TIC
Gestão do Plano de Capacitação dos Servidores de TIC 2.0 09/03/2023 09/03/2024

Assessoria Técnica do DTIC

Gestão por Competências do DTIC 1.0 09/03/2023 09/03/2024

Assessoria Técnica do DTIC

Gestão Orçamentária de TIC 1.3 31/08/2022 31/08/2023

Assessoria de Governança de TIC

Indicadores de Desempenho de TIC 1.0 15/06/2023 15/06/2024

Assessoria de Governança de TIC

 

Segurança da Informação e Proteção de Dados

Processos de Trabalho Versão Data da Publicação Próxima Revisão Responsável
Gerenciamento de Backup e Restore 1.2 28/06/2019 28/09/2023

Divisão de Sustentação

Gestão do Plano de Continuidade de Serviços Essenciais       Divisão de Gestão da Segurança de TIC
         
         

 

Desenvolvimento de Soluções e Aplicações

Processos de Trabalho Versão Data da Publicação Próxima Revisão Responsável
Metodologia de Desenvolvimento de Software - MDS 1.0 05/07/2022 05/09/2023

Divisão de Desenvolvimento

Metodologia de Sustentação de Software - MSS 1.0 03/11/2022 03/11/2023 Divisão de Sustentação
         
         

 

Infraestrutura e Serviços

Processos de Trabalho Versão Data da Publicação Próxima Revisão Responsável
Central de Serviços de TIC 1.1 07/02/2019 07/09/2023 Divisão de Atendimento
Gerenciamento da Capacidade 0.1 14/07/2022 14/09/2023 Divisão de Sustentação
Gerenciamento de Configuração e Ativos de Serviço 0.1 05/07/2022 05/09/2023 Divisão de Gestão de Projetos e Processos de TIC
Gerenciamento de Disponibilidade 1.0 21/06/2023 21/06/2024 Divisão de Sustentação
Gerenciamento de Eventos 1.0 14/06/2023 14/06/2024 Divisão de Sustentação
Gerenciamento de Incidentes e de Cumprimento de Requisição 0.1 06/07/2022 06/09/2023 Divisão de Atendimento
Gerenciamento de Mudança, Liberação e Implantação 1.0 27/07/2023 27/07/2024 Divisão de Sustentação
Gerenciamento de Níveis de Serviço 0.1 08/07/2022 08/09/2023 Assessoria de Governança de TIC
Gerenciamento de Portfólio de Serviços 1.0 07/07/2023 07/07/2024 Assessoria de Governança de TIC
Gerenciamento de Problemas 1.0 24/08/2023 24/08/2024 Divisão de Sustentação
Gerenciamento do Catálogo de Serviços 0.1 08/07/2022 08/09/2023 Divisão de Atendimento
Gerenciamento do Conhecimento 0.1 18/07/2022 18/09/2023 Divisão de Qualidade
Gerenciamento de Continuidade       Divisão de Gestão da Segurança de TIC
Pesquisa de Satisfação de Usuários de TIC 1.2 28/06/2019 28/09/2023 Assessoria de Governança de TIC

 

Resolução CNJ nº 370/2021:

Seção V - Das Estruturas Organizacionais e Macroprocessos

Art. 21. Cada órgão deverá constituir e manter estruturas organizacionais adequadas e compatíveis de acordo com a demanda de TIC considerando, no mínimo, os seguintes macroprocessos:

I – Governança e Gestão de TIC:

a) planejamento e gestão;
b) transformação digital, inovação e colaboração;
c) orçamentária;
d) aquisições e contratações de soluções;
e) projetos e processos;
f) gestão de competência, de capacitação e reconhecimento; e
g) comunicação e divulgação.

II – Segurança da Informação e Proteção de Dados:

a) incidentes de segurança;
b) riscos;
c) continuidade de serviços essenciais; e
d) segurança dos serviços em nuvem.

III – Desenvolvimento de Soluções e Aplicações:

a) escopo e requisitos;
b) arquitetura;
c) processos de desenvolvimento e sustentação; e
d) ciclo de vida de desenvolvimento seguro.

IV – Infraestrutura e Serviços:

a) disponibilidade;
b) capacidade;
c) ativos de infraestrutura, de tecnologia da informação e de telecomunicação corporativas;
d) catálogo;
e) requisições;
f) incidentes;
g) central de serviços; e
h) atendimento, experiência e satisfação do usuário.

Art. 22. As estruturas organizacionais de que tratam o caput deverão privilegiar a departamentalização por função e possuir níveis hierárquicos de decisão, quais sejam estratégicos ou institucionais, táticos ou gerenciais, e operacionais, a fim de garantir a plena execução dos macroprocessos.

Art. 23. A estrutura organizacional, o quadro permanente de servidores, a gestão de ativos e os processos de gestão de trabalho da área de TIC de cada órgão deverão estar adequados às melhores práticas para as atividades consideradas como estratégicas. Deve-se observar sempre as diretrizes tanto na definição da estrutura organizacional de TIC, como nos papéis, responsabilidades e revisão bienal, compatibilizando a estrutura com as demandas estabelecidas.

Parágrafo único. A coordenação dos macroprocessos de TIC e as funções gerenciais deverão ser executadas preferencialmente por servidores do quadro permanente do órgão e em regime de dedicação exclusiva.