Visão Geral #

O Projeto de Banco de Dados pode ser dividido em três etapas:

  • Modelagem Conceitual: Abstração de mais alto nível dos requisitos de dados do domínio. É uma representação independente de modelo de BD.
  • Modelagem Lógica: Representação da modelagem conceitual em um modelo de BD, cuja ênfase é na eficiência de armazenamento. Nesta etapa define-se a abordagem que será utilizada: Hierárquica, de Rede, Relacional entre outras.
  • Modelagem Física: Esquema SQL para a modelagem lógica dependente de SGBD cuja ênfase é na eficiência de acesso.

O Projeto Lógico de um banco de dados tem por objetivo avaliar as necessidades de uso do banco de dados pelos usuários/aplicações, realizando possíveis refinamentos para alcançar maior desempenho das operações sobre o banco de dados. A tarefa final do projeto lógico é a geração do esquema lógico, que representa uma descrição da estrutura do banco de dados que pode ser processada por um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD). O Modelo Relacional representa o esquema lógico do banco de dados como uma coleção de relações que podem ser vistas como tabelas. Esta diretriz descreve os conceitos do Modelo Relacional e uma metodologia para a modelagem de dados conhecida como IDEF1X. São apresentas as regras de mapeamento do Diagrama de Classes, utilizado para descrever a estrutura dos objetos em um sistema, para o Modelo Relacional e descritos os padrões adotados pelo Tribunal de Justiça do Paraná para projetos de bases de dados.