Inscrições Abertas Inscrições Abertas

Cursos Ofertados Cursos Ofertados

Voltar

Terceiro Facilitador

Apresentação

O curso de capacitação básica dos terceiros facilitadores (conciliadores e mediadores) tem por objetivo desenvolver competências e habilidades necessárias para o exercício da conciliação e da mediação no âmbito judicial, por meio do processo de ensino-aprendizagem envolvendo teorias gerais sobre a conciliação e a mediação, bem como sua vivência prática.

A proposta de capacitação, em consonância com a Resolução n° 125 do Conselho Nacional de Justiça, tem por objetivo melhorar a qualidade dos serviços prestados pelo Poder Judiciário, especialmente na implementação da política pública de tratamento adequado dos conflitos, que fomenta a expansão da aplicabilidade de métodos consensuais de solução de conflitos, com qualidade e eficiência. As utilizações dos métodos consensuais de solução de conflitos, como a mediação e conciliação, vêm mostrando resultados eficazes, pois possibilitam a adoção de soluções mais adequadas ao conflito vivenciado pelas partes litigantes, além de reduzirem substancialmente o tempo de duração da lide e o número de processos que se avolumam no Judiciário. A capacitação envolverá os servidores, conciliadores e mediadores que atuam tanto no âmbito judicial como pré-processual.

Modalidade

Presencial

Público-Alvo

Conciliadores, mediadores e comunidade em geral

Carga horária

A carga horária será de 40 (quarenta) horas/aula do módulo teórico, complementada por, no mínimo, 60 horas (máximo 100 horas) do módulo prático (Estágio Supervisionado).