Notícias Notícias

Voltar

Conhecendo a deficiência física

Tendo em vista a importância da capacitação e sensibilização quanto aos direitos, às características e às necessidades das pessoas com deficiência, a ESEJE e a Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão promovem, no segundo semestre, oficinas sobre as deficiências visual, auditiva e física.
A oficina “Conhecendo a Deficiência Física” acontecerá no dia 24 de setembro de 2019, às 13h30min, no auditório da ESEJE, Rua da Glória, 393, térreo, e será dividida em 4 momentos:
1. Apresentação dos conceitos e legislação acerca dos direitos da pessoa com deficiência.
2. Palestra “Conhecendo e Compreendendo a Pessoa com Deficiência Física”, ministrada pela assessoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Prefeitura Municipal de Curitiba.
3. Entrevista com servidor do Tribunal de Justiça com deficiência física.
4. Atividade orientada de vivência em que os presentes poderão experimentar as dificuldades impostas às pessoas com deficiência nas suas atividades cotidianas.

O evento será presencial (70 vagas), com transmissão ao vivo.
Para inscrever-se no evento, na modalidade presencial ou a distância, 
clique aqui, faça seu cadastro no Ambiente Virtual de Aprendizagem da ESEJE e efetue sua inscrição. Ao entrar na área da oficina, é necessário registrar se você assistirá à oficina presencialmente ou a distância
 
A primeira oficina, sobre a deficiência visual, aconteceu no dia 30 de julho de 2019 e teve avaliações muito positivas:
“Excelente curso. [...] cursos que ensinam como o servidor deve tratar pessoas com deficiência visual com respeito, excelência e eficácia”.
“Capacitações com esta temática são importantes para nos fazer pensar sobre possibilidades de convívio com o diferente, já que a tendência humana é ignorar sua existência”.
“Espetacular. Cria-se uma nova visão sobre um tema muito importante e com tão pouca atenção”.
“Gostei muito do curso. Fiquei bastante emocionado com a entrevista da servidora Carol. Achei muito interessante as oportunidades de vivenciar na prática as experiências que uma pessoa com deficiência visual vive no dia a dia”.
Se houver interesse em assistir à primeira capacitação, clique aqui.

A oficina sobre deficiência auditiva aconteceu no dia 27 de agosto de 2019:
“A Oficina foi muito produtiva. Através das explanações das intérpretes pudemos conhecer melhor as formas de comunicação, possibilitando a aplicação do conhecimento adquirido na melhora no desempenho do atendimento à pessoa com deficiência auditiva. A entrevista realizada foi de grande valia para que possamos entender as dificuldades da pessoa com deficiência auditiva e, dessa forma, poder auxiliar e incluir de forma efetiva”.
“Achei muito interessante essa palestra. Para mim foram muito úteis as dicas sobre como podemos nos comunicar e como podemos ajudar pessoas com deficiência auditiva mesmo sem conhecer Libras”. 
Se houver interesse em assistir à segunda capacitação, clique aqui.