Voltar

09 - Dia do Urbanismo

Urbanismo é a disciplina e a atividade relacionadas com o estudo, regulamentação, controle e planejamento da cidade (em seu sentido mais amplo) e da urbanização.

O Urbanismo mostra-se, portanto, como uma ciência humana (ciência aplicada), de caráter multidisciplinar, inserida no contexto próprio de uma sociedade em processo de constante crescimento demográfico e respondendo a uma forte pressão de civilização e urbanidade, enfrentando suas demandas e problemas. Numa perspectiva simplista, o urbanismo corresponde à ação de projetar e ordenar as cidades.
 
O estudo do urbanismo deve ser uma atividade multidisciplinar e complexa que dialoga principalmente com a arquitetura (em seu sentido mais comum), com a arquitetura da paisagem, com o design e com a política. Ele necessita da contribuição de áreas do conhecimento como a ecologia, geologia, ciências sociais, geografia e outras ciências.

A palavra deriva-se dos estudos do engenheiro catalão Ildefonso Cerdá, responsável pelo projeto de ampliação de Barcelona na década de 1850. Apesar de jamais ter usado o termo urbanismo, Cerdà cunhou o termo urbe para designar de modo geral os diferentes tipos de assentamento humano e o termo urbanização designando a ação sobre a urbe. Destes termos muito próximos surgirá o nome urbanismo no início do século XX.

No Brasil, o urbanismo só começou a ser efetivamente utilizado a partir do fim do século passado, quando foi fundada a cidade de Belo Horizonte, cujo plano começou a ser elaborado em 1894, pelo engenheiro Aarão Reis, substituído depois por Francisco Bicalho.

Goiânia, construída para substituir como capital do Estado a antiga e colonial Vila Boa de Góias, foi fundada três décadas mais tarde, obedecendo a plano do arquiteto Atílio Correia Lima, completado pelos irmãos Coimbra Bueno.

Brasília é o terceiro grande exemplo brasileiro de cidade planejada. O projeto da atual capital brasileira, escolhido por concurso nacional, é de autorias do arquiteto Lúcio Costa, cuja obra urbanística foi profundamente influenciada pelas idéias de Le Corbusier e do CIAM.


Fonte: www.wikipedia.org