Voltar

09 - Dia do Veterinário

No dia 9 de setembro de 1933, através do Decreto nº 23.133, foi criada a normatização para a atuação do Médico Veterinário no Brasil e para o ensino dessa profissão. Em reconhecimento, o Dia do Veterinário passou a ser comemorado nessa data.

De acordo com o site Wikipédia, "Medicina Veterinária é a ciência que se dedica à prevenção, controle, erradicação e tratamento de doenças, traumatismos ou qualquer outro agravo à saúde dos animais, além do controle da sanidade dos produtos e subprodutos de origem animal para o consumo humano. A medicina veterinária também busca assegurar a qualidade, quantidade e a segurança dos estoques de alimento de origem animal através do controle da saúde dos animais e dos processos que visam obter seus produtos (tais como carne, ovos, leite, couro, etc.), assim como sua distribuição, venda e preparo."

As áreas em que o Médico Veterinário pode atuar são diversas, como Saúde Pública (Vigilância Sanitária, Controle de Zoonoses, Vigilância de Epidemiologia), Área de Produção e Inspeção de Alimentos de Origem Animal, Pesquisa, Extensão Rural, Clínica de Pequenos e Grandes Animais, Fauna Selvagem, Biologia Molecular, para citar algumas.


Fonte: www.dgrh.unicamp.br/profissaoemfoco/veterinario