Voltar

11 - Dia do Cerrado

Por decreto do Presidente da República, instituído em 2003, dia 11 de setembro é comemorado o Dia Nacional do Cerrado – um dos biomas mais importantes do país e também um dos mais ameaçados. O Cerrado abriga as principais bacias hidrográficas - Tocantins, Araguaia, São Francisco e Prata -  faz fronteira com a Amazônia, Caatinga, Pantanal  e a Mata Atlântica, concentrando 10 mil espécies vegetais, com potencial cosmético e medicinal ainda a ser descoberto.

O bioma, típico de regiões tropicais, possui uma vasta biodiversidade e é considerado o sistema ambiental brasileiro que mais sofreu com a ação humana, principalmente pela agricultura, pastagem e o crescimento das cidades. Há previsões sombrias de sua extinção até 2030.

Ameaçada pelo desmatamento, a sustentabilidade do Bioma Cerrado depende da implementação de políticas públicas específicas para a região. Para subsidiar com informações a decisão de gestores públicos, a Embrapa Cerrados – Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) – inicia em 2010 um novo estudo em rede, que vai reunir mais de 40 pesquisadores de diversas áreas do conhecimento. Entre as ações governamentais que o projeto pode respaldar está o zoneamento ecológico e econômico para a região, importante ferramenta de ordenamento territorial que enfoca o que o meio ambiente pode oferecer.

Fonte: www.defesadocerrado.org