07 - Dia Mundial da Saúde
História do Dia Mundial da Saúde
O Dia Mundial da Saúde foi criado pela ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE OMS em 07 de abril de 1950, quando da realização da primeira Assembléia.
O Dia Mundial da Saúde evoca a criação da Organização Mundial da Saúde fundada nessa data em 1948, e é o esforço mais visível desta organização para chamar a atenção para um aspecto -chave global escolhido anualmente.
Ao longo dos seus 60 anos, a Organização Mundial da Saúde enfrentou vários desafios da saúde pública que se foram colocando ao homem e ao mundo, concretamente, a luta contra certas doenças - a tuberculose, o tétano, a poliomielite, o HIV, e a luta contra o tabaco.
O Dia Mundial da Saúde assinala, assim, a entrada em vigor da Constituição da OMS que, tendo alcançado a erradicação da varicela, continua ainda a trabalhar no programa do controle da malária, uma de suas grandes batalhas a nível global.
Para o 2008, a OMS escolheu como tema a proteção da saúde contra os efeitos das alterações climaticas.
Para 2009 O Dia Mundial da Saúde tem como tema "Salvar vidas - Hospitais seguros em situações de emergência".
Os profissionais, os edifícios e os serviços de saúde também podem tornar-se vítimas em situações de emergência, acidentes ou outras catástrofes, naturais, biológicas, tecnológicas, sociais ou conflitos armados.
As populações podem ver-se, assim, privadas de serviços de saúde cruciais para salvar vidas.
O tema escolhido para 2009 destaca a importância de garantir que as unidades de saúde, sejam elas hospitais ou centros de saúde, tenham a resistência física necessária para manter o respectivo funcionamento e a segurança dos profissionais de saúde, assegurando que as populações afetadas sejam devidamente atendidas.