Voltar

09 - Dia Interamericano de Qualidade do Ar

Em 09 de agosto é comemorado o Dia Interamericano de Qualidade do Ar.
A data foi criada para alertar sobre os riscos da poluição atmosférica ao bem estar de todos.
 
Cerca de 100 milhões de pessoas em cidades latino-americanas respiram um ar que não atende aos padrões de qualidade estabelecidos pela OMS - Organização Mundial de Saúde.
Outras 123 milhões, nos Estados Unidos e Canadá, sofrem com um ar que não alcança os níveis de qualidade estabelecidos pela legislação desses países.

Por esse motivo, a Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental – AIDIS criou o Dia Interamericano de Qualidade do Ar a ser celebrado, todos os anos, a 9 de agosto, para conscientizar a população sobre a questão da contaminação atmosférica e seus efeitos sobre a saúde pública.

A data foi lançada, oficialmente, no ano de 2002 em solenidades simultâneas em 32 países da América Latina e Caribe. Em São Paulo, o lançamento foi feito pelo próprio presidente da AIDIS, Carl-Axel P. Soderberg, durante o evento de apresentação do relatório 'Agenda 21 em São Paulo'.

Na Região Metropolitana de São Paulo, as ações de controle exercidas pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental – CETESB promoveram o decréscimo das concentrações de poluentes a partir de 1997, mas ainda permanecem acima dos padrões legais.

A principal fonte são os veículos que, no caso do monóxido de carbono, lançam uma carga 1.691,2 mil toneladas por ano, excedendo o padrão de qualidade, especialmente no inverno. Também no caso do ozônio, os padrões são frequentemente ultrapassados.

O objetivo da AIDIS é de estimular o debate em torno desse tema, que envolve questões como as emissões veiculares e industriais, mudanças climáticas, camada de ozônio e outras, que têm sido tratadas em vários congressos da entidade.

FONTE: http://noticias.ambientebrasil.com.br/noticia/?id=7601