Voltar

23 - Dia Mundial da Meteorologia

Comemora-se nesta data a fundação da Organização Meteorológica Mundial, em 1950. No ano seguinte, a instituição tornou-se o organismo especializado das Nações Unidas para a meteorologia (tempo e clima), hidrologia operativa e ciências geofísicas. Dessa forma, atua como porta-voz da ONU acerca do comportamento da atmosfera terrestre, sua interação com os oceanos, o clima e a distribuição dos recursos hídricos.

O ciclo da água não conhece fronteiras, por isso a cooperação em escala mundial é de grande importância para a proteção contra desastres naturais, a preservação da biodiversidade e o bem-estar da sociedade em esferas como a segurança alimentar, os recursos hídricos e o transporte.

A OMM fomenta a colaboração entre os serviços meteorológicos nacionais e favorece a aplicação da meteorologia para a agricultura, a aviação, a navegação, o meio ambiente, questões relacionadas à água e para a redução dos prejuízos provocados por catástrofes naturais.

lém disso, a organização contribui para amenizar os efeitos de desastres causados pela ação humana, como os acidentes químicos ou nucleares e os incêndios florestais.


Fonte: www.ftd.com.br