Você já deve ter escutado que, ao economizar papel, está colaborando para com o meio ambiente, evitando a produção de resíduos e a derrubada de árvores.

E, mais, ao adotar esta prática, estará, também, economizando água. Para produção de 1Kg de papel são necessários 540 litros de água.

 

ECONOMIA DE PAPEL e TONER

 

1. Quando for imprimir algo, questione se realmente é necessário.
Muits arquivos são impressos para serem lidos e, logo após, descartados.

2. Use o modo de economia (ou rascunho) até que seu trabalho esteja pronto para a impressão final. Selecionando o modo rascunho nas configurações da impressora, economizará de 5% a 15% de tinta.
  3. Efetue as alterações necessárias em seu trabalho visualizando-o no monitor do computador.
Não tenha o hábito de imprimir os documentos escritos ou criados para visualização do aspecto que terão no papel. Para tanto, efetue todas as alterações necessárias antes da impressão;
4. Releia o texto certificando-se de que não será preciso imprimi-lo novamente;
  5. Use os dois lados de uma folha de papel.
Utilize os modos de impressão frente e verso ou múltiplas páginas em uma, sempre que possível. Além da economia de papel, haverá redução de gastos com a compra de pastas e espaço para armazenamento;
6. Utilize a opção "Visualizar impressão" disponível nos aplicativos antes de gerar o documento em papel.
  7. Reutilize o papel.
Se a informação impressa não for confidencial e usou apenas um dos lados da página, vale virar a folha e fazer nova impressão servindo para uso interno na Instituição. Ainda, reaproveite o papel para fazer rascunhos e blocos de anotações. Depois de usado e reutilizado, poderá reciclá-lo.
8. O cartucho ou toner acabou? Retire-o da impressora somente quando estiver com um novo. Isso evita que o canal de tinta seque, exigindo manutenção.
 

9. Lembre sempre que muitos materiais podem ser enviados por e-mail ou pelo MENSAGEIRO;

10. Na medida do possível, disponibilize arquivos virtualmente.
Economize CDs e DVDs. Sem dúvida esses tipos de mídias são eficientes e baratas, porém um CD leva cerca de 450 anos para decompor-se e, incinerado, volta como chuva ácida (como a maioria dos plásticos).


Se desejar imprimir apenas um pedaço do texto, o ideal é selecioná-lo com o mouse e ir à caixa de impressão no item "imprimir seleção", evitando o desperdício, em papel, de imagens e trechos desnecessários.

Texto adaptado www.mp.sc.gov.br