Ecodicas no trabalho

Faça uma ligação quando realmente necessária. Verifique se, simples consulta ao colega, ajudará na resolução do problema.

Planeje as ligações. É provável que, com um único telefonema, você consiga todas as informações que precisa.

Ao telefonar, tenha papel e caneta em mãos, anotando nomes, endereços e recados.

Para fins particulares o telefone deverá ser usado excepcionalmente, lembrando sempre que a finalidade do telefonema em um órgão público é para prestação de serviços públicos.

Tente localizar a pessoa em um telefone fixo, deixando recado, usando o celular somente quando inevitável. Neste caso, seja breve, nunca fazendo a primeira ligação para um número de telefone celular.

Raciocine: "Existe outra maneira de entrar em contato com esta pessoa ou empresa sem ser pelo telefone?" Você pode utilizar recursos disponíveis na Internet, como os comunicadores instantâneos ou e-mail, substituindo tanto ou quase tão bem o telefonema.

A comunicação com colegas ou servidores dentro do TJPR, existe recursos disponíveis como o PANDION, e-mail (programa de troca de mensagens instantâneas) e o MENSAGEIRO que são ótimas opções.

Antes de efetuar uma ligação interurbana verifique, sempre, o código da operadora.

  Ecodicas no seu dia-a-dia

Ligações locais – As grandes operadoras locais dominam o mercado e o consumidor residencial não tem muita opção. No entanto, o cliente corporativo que realiza inúmeras ligações locais deverá avaliar as novas operadoras que estão entrando no mercado da telefonia oferendo, inclusive, boas ofertas.

Internet, acesso discado – Procure usar o período de pulso único, ou seja, das 0:00 às 6:00 horas nos dias úteis ou das 14:00 horas de sábado até 6:00 horas de segunda-feira, evitando conectar-se repetidamente.  Cada ligação gera pelo menos um pulso adicional.

Circulam e-mails na rede avisando que o pulso único acabou. Não é verdade. Inexiste qualquer perspectiva referente ao fim do pulso único.

Internet em banda larga – Uma vez conectado à rede por uma taxa fixa, aproveite esse canal de comunicação. Não telefone. Ao invés, mande e-mail ou use um programa de chat ou programa voip que permite conversas com tarifas reduzidas.

Ligações de Longa Distância, uso esporádico – Se utilizar poucas ligações de longa distância e não contratou nenhum plano alternativo evite o horário comercial.

Promoções – Fora dos planos alternativos existem promoções por tempo determinado. Fique alerta, pois tais promoções são divulgadas através de notícias na mídia em geral.

Ligações internacionais – Telefonia internacional é cara, mas é o segmento em que há maior concorrência e frequentemente acontecem promoções. As operadoras oferecem planos alternativos com tarifas reduzidas e determinados países.
Todos não telefonam para "todo o mundo", razão pela qual, na grande maioria, apresentam vantagens.

 
Adaptado conforme as fontes: www.mp.sc.gov.br  www.comparatel.com.br