A Ecofonte é um estilo de fonte desenvolvida especialmente para economizar tinta nas impressões. Durante a impressão ela faz furos nas letras permitindo poupar 25% de tinta de toner. Testes realizados demonstraram que na impressão praticamente não há perda de qualidade, embora na tela as diferenças sejam perceptíveis.

Nota-se que, em relação à Times New Roman, tamanho 12, a Ecofonte, tamanho 10 (dimensões equivalentes), utiliza aproximadamente 12% a menos de tinta. Em comparação com a fonte Arial, tamanho 11, a economia aumenta para 26%.

 


  • Poupar em tinta ou toner de impressão


Com o Ecofonte é possível poupar (normalmente até 25%) em tinta ou toner. Sabendo que a tinta de impressão é uma substância altamente poluente e que também é uma das mais caras no mundo, isto representa uma poupança substancial.

A poupança de tinta produz dois grandes efeitos:
- Economia de custos
- Alívio para o ambiente

 

  • Economia de custos


Os custos totais de uma página impressa incluem a amortização da máquina, o papel, os custos de manutenção e o preço da tinta e do toner. A maior parcela deste encargo fica, de longe, pela tinta e o toner.

Este recurso é ótimo para impressoras usadas em residências, mas para as empresas , trata-se de uma poupança ainda melhor. Nos contextos empresariais, o número médio de páginas impressas por funcionário cifra-se em 10.000 por ano. A combinação de poupança de tinta e de custos de licenciamento reduzidos assegura ganhos consideráveis.

 

  • Alívio para o ambiente


A produção de tinta é um processo particularmente intensivo em termos de produção de carbono, e pouco conhecido do domínio público. Ao poupar tinta e toner com a Ecofonte, poupa-se o ambiente de modo significativo tanto nas residências como em empresas, assumindo a sua responsabilidade social de forma atrativa. Muitas empresas já se esforçam para reduzir a sua pegada energética (Carbon Footprint): e a Ecofonte auxilia  nessa tarefa!

 

  • Consciência interna

A maneira clara e agradável de poupar com a Ecofonte irá encorajar o comportamento consciente relativo ao ambiente e ao custo entre os seus colaboradores.

 

  • Responsabilidade Social Corporativa

Ser verde já não é um luxo mas sim essencial. Ao usar a Ecofonte é possível demonstrar que a organização integra os interesses dos três "P"s (Pessoas,  Planeta, Lucro (Profit) nas suas atividades.