Gestão de Riscos

 

A Gestão de Riscos é importante instrumento de apoio à governança e à gestão. Ela permite que uma instituição seja dirigida e controlada no que se refere aos riscos que podem afetar o atingimento dos objetivos e da estratégia institucional. 

Trata-se de um processo contínuo que abrange um conjunto de ações destinadas a identificar, analisar, avaliar, tratar e monitorar os eventos de risco em potencial, contribuindo para a sua redução ou neutralização. 

É importante ressaltar, que a Gestão de Riscos constitui parte fundamental para a realização da boa Governança e, neste aspecto, destaca-se a importância de que todas as unidades do Poder Judiciário do Estado Paraná estejam empenhadas em identificar, analisar, avaliar, tratar e monitorar os eventos que podem impactar, positiva ou negativamente, os objetivos dos processos de trabalho, dos projetos ou das atividades executadas. 

O gerenciamento de riscos deve ser dinâmico e iterativo, estando sempre atento às mudanças nos ambientes interno e externo, de modo que a instituição não seja afetada por riscos inesperados e não controlados. 

Com uma Gestão de Riscos bem executada e monitorada procura-se garantir o atingimento dos objetivos institucionais, protegendo o Tribunal de Justiça da ocorrência de riscos não previstos, proporcionando a melhoria contínua dos processos, projetos e atividades, e, em última análise, possibilitando a prestação de serviços de interesse público com qualidade e eficiência. 

 

Definição de Risco

 

Do ponto de vista institucional, risco é um evento capaz de afetar positiva ou negativamente os objetivos e as metas do Poder Judiciário do Estado do Paraná. Em outras palavras, também podemos dizer, que Risco é um evento que pode ou não acontecer, mas caso venha a se concretizar, vai acarretar em algum grau de impacto no objetivo esperado.

 

Vídeo institucional sobre a Gestão de Riscos no Poder Judiciário do Estado do Paraná