Núcleo de Governança, Riscos e Compliance

 

No ano de 2021, em consonância aos princípios que regem a boa governança pública, o Decreto Judiciário n.º 91/2021, instituiu o Núcleo de Governança, Riscos e Compliance (NGRC) com a finalidade de apoiar e assessorar o Presidente e a Secretária do Tribunal de Justiça nos temas relacionados à governança, gestão de riscos, compliance e controles internos.

Dentre as atribuições do NGRC, está o papel de prestar suporte técnico e metodológico ao gerenciamento de riscos das Unidades Administrativas desta Corte, contribuindo, assim, para o efetivo gerenciamento dos riscos que podem impactar no alcance dos objetivos do Poder Judiciário do Estado do Paraná.

 

Missão

 

Com a criação do Núcleo de Governança, Riscos e Compliance (NGRC), o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) pretende desenvolver e fortalecer a governança institucional, promover o gerenciamento ativo dos riscos que podem impactar no alcance dos objetivos e propiciar um ambiente organizacional que priorize a atuação em conformidade com as leis, regulamentos e boas práticas de gestão. A inciativa alinha-se aos princípios norteadores da atual gestão de aumento da eficiência e uso racional dos recursos. 

Para o Presidente da Corte estadual, Desembargador José Laurindo de Souza Netto, o projeto é uma prioridade. “Queremos ser referência de resultados, não só quantitativos, mas, também, qualitativos. Vamos aperfeiçoar o que já estava sendo feito, e seguir nossos objetivos traçados no Plano de Gestão”, afirmou. 

A governança é a forma de conduzir a instituição para que ela alcance os objetivos e metas estipuladas. Os nossos objetivos são entregar, cada vez mais, melhores e maiores resultados para a população.

 

Composição

 

O NGRC é composto por uma Coordenação, ocupada pelo servidor Thiago Martini Ribeiro Pinto, e por uma Assessoria Técnica, composta pelos servidores Aline Luiza Lima Furlan, Augusto Cesar Piakoski, Fábio de Araujo, Jose Henrique Cesário Pereira e Roberta Geneci Neves Weber Teigão.