TJPR recebeu o III Fórum de Governança no Sistema de Justiça nessa quinta-feira


TJPR RECEBEU O III FÓRUM DE GOVERNANÇA NO SISTEMA DE JUSTIÇA NESSA QUINTA-FEIRA

O evento, realizado em parceria com a Rede Governança Brasil, já passou por Belo Horizonte e Recife

Nessa quinta-feira (12/05), o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) sediou o III Fórum de Governança no Sistema de Justiça. O evento é uma iniciativa da Rede Governança Brasil (RGB) em parceria com os tribunais do país, e já passou por Belo Horizonte e Recife. O encontro foi realizado no Auditório do Tribunal Pleno da Corte Paranaense e transmitido ao vivo pelo canal da Escola Judicial do Paraná (Ejud-PR) no YouTube. 

“O evento de hoje marca a terceira edição de um ciclo de fóruns. A proposta é expor e debater aspectos práticos das políticas de governança bem como apresentar as iniciativas desenvolvidas pelo TJPR relativas à governança”, contou o diretor-geral da Ejud-PR, desembargador Ramon de Medeiros Nogueira, na abertura do evento. 

“Eu gosto do conceito da OCDE [Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico] que resume de forma bem simples o que é governança: atender às necessidades e melhorar os resultados para as pessoas. É esse o norte que a gente busca aqui no Tribunal de Justiça”, disse o coordenador do NGRC, Thiago Martini, na sequência.  

O Fórum contou com seis palestras e um debate, sobre temas como os sistemas de integridade no âmbito do Poder Judiciário, o planejamento e governança pública e as ações do TJPR para o fortalecimento da governança institucional. Além de expor e trocar conhecimentos, o evento possui uma finalidade de construção colaborativa.  

“A gente quer sair daqui com um resultado prático. A meta da Rede Governança é chegar no final do ano com um desenho de uma Política Nacional de Governança Colaborativa. O Poder Judiciário faz parte dessa missão”, elucidou o presidente da Rede Governança Brasil, Flávio Feitosa Costa. 

Desde a criação da Ejud-PR, em abril de 2021, foram promovidos seis eventos em conjunto com o Núcleo de Governança, Riscos e Compliance (NGRC) do TJPR. Entre as ações, que reuniram mais de três mil espectadores virtuais, está o I Encontro do Judiciário Paranaense Contra a Corrupção, realizado no ano passado. A capacitação das colaboradoras e colaboradores da Corte paranaense é uma das prioridades da atual Gestão Administrativa do Tribunal. 

O evento está disponível no YouTube. Clique aqui para assistir a parte da manhã, e aqui para a parte da tarde

 

Presenças 

Participaram do evento o ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União (TCU); o desembargador Ramon Medeiros de Nogueira, diretor-geral da Ejud-PR; o doutor Thiago Martini, coordenador do NGRC; o doutor Flávio Feitosa, presidente da RGB; o 1º vice-presidente do TJPR, desembargador Luiz Osório Panza; a 2ª vice-presidente do TJPR, desembargadora Joeci Machado Camargo. 

Palestraram no Fórum: o desembargador Luiz Fernando Thomasi Keppen; o doutor Michael Freitas Mohallem, consultor sênior da Transparência Internacional – Brasil; a professora Hilda Alberton de Carvalho, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Planejamento e Governança Pública da UTFPR e a doutora Tatiana Camarão, Assessora técnica especializada da Presidência do TJMG.