Notícias

Projeto Rolê Cultural promove visita noturna ao Museu Oscar Niemeyer


PROJETO ROLÊ CULTURAL PROMOVE VISITA NOTURNA AO MUSEU OSCAR NIEMEYER

Crianças de duas unidades de acolhimento conheceram as exposições do MON e participaram de oficinas

Uma parceria entre o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) e o Museu Oscar Niemeyer (MON) promoveu, no dia 19 de novembro, um passeio noturno para crianças de unidades de acolhimento de São José dos Pinhais. Cerca de 30 crianças do Abrigo Municipal e da Associação Padre João Roberto Ceconello (APJC) tiveram a oportunidade de conhecer o museu em uma visita guiada em horário fora do convencional.  

Os visitantes, com idades entre 5 e 12 anos, conheceram as exposições e participaram de duas oficinas, sendo uma de observação e registro de obras e a outra de desenho com luzes e sombras. A programação, chamada “Uma Noite no Museu”, é realizada para proporcionar uma experiência única para as crianças, uma vez que acontece no horário em que o museu é fechado para o público, reservando o espaço exclusivamente para elas.  

A ação faz parte do Projeto Rolê Cultural, uma iniciativa do TJPR para promover a integração social e o acesso à arte para crianças e adolescentes de unidades de acolhimento. Para isso, o Tribunal realiza, em parceria com instituições de arte e cultura, atividades como visita a museus e outros espaços culturais da cidade.  Essa é uma iniciativa alinhada ao Plano de Gestão 2021-2022, que valoriza o ser humano e o coloca como centro da Justiça, além de intensificar políticas públicas na área da infância e juventude.