Notícias

Justiça estadual determina que Município conceda o “aluguel social” a uma mulher em situação de vulnerabilidade


JUSTIÇA ESTADUAL DETERMINA QUE MUNICÍPIO CONCEDA O “ALUGUEL SOCIAL” A UMA MULHER EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE

Desempregada e beneficiária do Auxílio Emergencial, autora da ação corre o risco de ser despejada

Em Curitiba, uma mulher desempregada procurou a Justiça para ter acesso ao “aluguel social” no valor de um salário mínimo – o processo foi aberto contra o Município. Segundo informações do feito, a autora da ação tem uma dívida mensal de R$ 500 referente à locação da casa onde mora e, atualmente, sobrevive apenas com o Auxílio Emergencial concedido pelo Governo Federal. Em dificuldades para pagar os aluguéis desde maio de 2019, ela corre o risco de ser despejada.

O pedido foi feito com base na Lei Federal nº 8.742/1993 e na Lei Municipal nº 14.700/2015, norma que autorizou a criação do “Programa de Aluguel Social” em Curitiba, mas que ainda não foi regulamentada. Segundo a Defensoria Pública do Estado do Paraná, órgão que atua no caso, “o cidadão não pode ser obrigado a aguardar a edição de ato legislativo – que passados 5 anos ainda não foi editado - para usufruir de direito previsto em Lei, e antes disso, direito fundamental que veicula norma de eficácia plena. Dito de outro modo, não pode a concessão de moradia digna ficar restrita à legislação municipal não regulamentada, quando a Constituição Federal a elencou como direito fundamental”.

 

Direito social

Em setembro, diante do pedido urgente, a Juíza do 15º Juizado Especial da Fazenda Pública de Curitiba determinou que o Município pague à autora, mediante depósito judicial, o aluguel social no valor de um salário mínimo pelo período de 12 meses. A decisão destacou que a moradia é um direito social dos cidadãos previsto na Constituição Federal (Art. 6º), protegido também pela Declaração Universal dos Direitos Humanos (Art. 25.1) e pela Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher (Art. 14.2, h).

Além da existência da probabilidade do direito, a magistrada ressaltou que o “perigo de dano (...) está caracterizado no fato de a autora não ter para onde ir caso seja despejada do atual local onde vive”.

O processo continua em andamento.

---

- Lei Federal 8.742/1993 – Dispõe sobre a organização da Assistência Social.

- Lei Municipal 14.700/2015 – Autoriza a criação, define critérios, diretrizes e procedimentos para o Programa de Aluguel Social em Curitiba.

- Constituição Federal.

- Declaração Universal dos Direitos Humanos.

- Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher.