O projeto do TJPR Justiça no Bairro-Sesc Cidadão, coordenado pela Desembargadora Joeci Machado Camargo encerrou as atividades de 2014 realizando no domingo (7/12) o sonho de se casar de 800 casais, formalizando a união civil na Arena da Baixada. Eles participaram de uma cerimônia coletiva, que reuniu um público estimado de 12 mil pessoas, entre noivos, convidados e colaboradores das entidades envolvidas. A iniciativa teve o apoio da Prefeitura de Curitiba.
A Desembargadora Joeci Machado presidiu a cerimônia e ressaltou: "Este casamento coletivo na Arena da Baixada representa uma aliança, um compromisso que nós, instituições públicas e privadas, assumimos para transformar a vida de pessoas que precisam de assistência, especialmente aquelas socialmente vulneráveis", disse ela.
A celebração ecumênica teve a participação da Camerata Antiqua de Curitiba, regida pelo maestro André, do Coral do Ministério Público e de Músicos do Projeto Crescer – que atende crianças de Arapongas em situação de vulnerabilidade.
"Este é o encerramento de algo que ocorre em menor escala quase todos os meses nos bairros da cidade. Desta vez nós quisemos fazer uma coisa maior, algo que marcasse. O Atlético entendeu o propósito e cedeu prontamente o espaço da Arena. Este evento ajudará a divulgar melhor o projeto, que é gratuito, fazendo com que mais pessoas se beneficiem", disse o secretário de Governo Municipal, Ricardo Mac Donald Ghisi, que representou o prefeito Gustavo Fruet.
A cerimônia reuniu desde jovens noivos até casais com filhos, que vivem juntos há vários anos, sem formalizar a relação. Muitas mulheres compareceram de vestido de noiva e portando buquês e os homens vestindo elegantes ternos de casamento.
Carlos da Silva Genaro e Natália Mendes Moreira se conheceram há um ano e meio e vivem juntos faz seis meses. Eles viram no projeto a oportunidade de formalizar o relacionamento. "Vamos casar na igreja no ano que vem", disse Carlos. Foi a primeira vez que entraram no estádio do Atlético. "Nunca imaginei que viria a este estádio, justamente no dia do meu casamento", disse Natália.
Pais de Nicole, de 3 meses de idade, Luciane de Fátima Correia e Antônio Ferreira Gomes estão juntos há quatro anos e meio e dizem que realizaram o sonho de se casar. "Estamos muito felizes e nervosos, como se estivéssemos entrando na igreja. É um sonho alimentado desde o primeiro dia em que fomos morar juntos", diz Luciene, pouco antes do início da celebração.
Funcionário do Tribunal de Justiça do Paraná, Leonel Bueno Rocha Filho vive com Ana Márcia Peretiatko há nove anos. O casal é pai de Yuri Rafael, de 3 anos e 8 meses. Leonel, que é motorista, diz que acompanha o projeto Justiça no Bairro e sempre teve vontade de participar. "Queria oficializar nossa união e agora tivemos esta oportunidade por meio deste projeto que é muito bacana", diz ele.
O casamento coletivo é uma parceria entre a Prefeitura de Curitiba, Poder Judiciário, Sistema Fecomércio – Sesc/ Senac - PR, prefeituras de municípios da região metropolitana, Cartórios de Registro Civil e Arena da Baixada.
Além de Curitiba, outros nove municípios da Região Metropolitana foram atendidos pela ação: Almirante Tamandaré, Araucária, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Colombo, Fazenda Rio Grande, Pinhais, Piraquara e São José dos Pinhais.
(Com Agência de notícias da Prefeitura de Curitiba / fotos: Valdecir Galor)