
PRESIDENTE DO TJPR PRESTIGIA SOLENIDADE DE POSSE DA NOVA DIRETORIA DA OAB PARANÁ
Em cerimônia realizada no Teatro Positivo, a nova diretoria da OAB Paraná tomou posse na noite desta terça-feira (19/1). O advogado José Augusto Araújo de Noronha assumiu a presidência da instituição para o triênio 2016/ 2018, no lugar de Juliano Breda. A solenidade de posse contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), Desembargador Paulo Roberto Vasconcelos.
Na ocasião, Vasconcelos destacou o bom relacionamento que tem pautado as relações do tribunal e da Seccional. “Nos últimos tempos o TJ tem procurado se aproximar da diretoria da OAB. Hoje vivemos num mar de rosas em termos de entendimento, compreensão e de cooperação mútua”, disse.
O presidente do TJPR também ressaltou o importante papel da OAB perante a sociedade. “A Ordem deve captar a vontade popular no sentido de sempre dar apoio à população, fazer valer os direitos humanos”, afirmou Vasconcelos.
Em seu discurso, o novo presidente da Seccional, José Augusto Araújo de Noronha, garantiu empenho para honrar a confiança depositada por milhares de advogados paranaenses. “O momento que vivemos é de grandes tormentas. Não desconheço o tamanho das lutas, das responsabilidades, do trabalho e da dedicação que serão necessários nos próximos três anos, mas também conheço o tamanho da confiança depositada em todos nós”, disse.
“Queremos uma OAB para os advogados e para a sociedade. Esse foi o compromisso que assumimos. Recebemos o pedido para que a OAB continue protagonista, exercendo um papel de destaque neste momento grave de crise política, para que o nosso país encontre o caminho democrático e saia dessa lassidão em que se encontra”, afirmou Noronha.
O ex-presidente da Seccional, agora conselheiro federal, Juliano Breda, destacou em seu discurso as ações e conquistas da advocacia nos últimos três anos como os lançamentos de obras jurídicas comentadas; a realização de cursos da Escola Superior de Advocacia em todas as 47 subseções; a construção de novas sedes; a luta intensa em defesa das prerrogativas; as ações de valorização da advocacia, como a fixação do piso ético para advocacia iniciante; as relações institucionais com os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além das conquistas nacionais em benefício dos advogados, a exemplo do Simples Nacional, a premiação em Direitos Humanos do projeto OAB Cidadania, a aprovação da lei que obriga a presença de advogados em inquéritos e investigações - proposta formalizada por Breda e apresentada ao presidente do Conselho Federal da OAB – e a aprovação da lei da advocacia dativa pela Assembleia Legislativa do Paraná, entre outras.
“A Ordem não atua pautada por interesses políticos, pessoais ou econômicos. No Paraná, na missão de defender a democracia e a ordem constitucional, agimos com inegável independência e muitas vezes discordamos. Mas as críticas republicanas foram compreendidas e em nenhum momento perdemos a capacidade de diálogo”, afirmou Breda. “Espero ter honrado os mais de 50 mil advogados nos últimos três anos”, finalizou Juliano Breda desejando boa sorte aos novos dirigentes.
A solenidade foi prestigiada por autoridades como o Ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Edson Fachin; o futuro Presidente do Conselho Federal da OAB, Claudio Lamachia; o Governador Beto Richa e o Prefeito Gustavo Fruet.
Também foram empossados os diretores Airton Martins Molina (vice-presidente), Marilena Indira Winter (secretária-geral), Alexandre Hellender de Quadros (secretário-geral adjunto) e Fabiano Augusto Piazza Baracat (tesoureiro), além dos conselheiros estaduais, presidentes das 47 subseções da Ordem no estado e diretores da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA/PR).
A CAA/PR tem como Presidente o advogado Artur Humberto Piancastelli. Também compõem a diretoria a advogada Daniela Ballão Ernlund (vice-presidente), Marcia Helena Bader Maluf Heisler (secretária-geral), Paulo Giovani Fornazari (secretário-geral adjunto), Alessandro Panasolo (tesoureiro), e os diretores Julia Gladis Lacerda Arruda, Iolanda Maria Gomes, José Carlos Dias Neto, Fernando Estevão Deneka e Luciana Carneiro de Lara.
A cerimônia contou ainda com a presença de ex-presidentes da Seccional Paranaense, do Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT9), Arnor Lima Neto; o Procurador-geral do Estado do Paraná Paulo Sergio Rosso; o Vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) Desembargador, Fernando Tomasi Keppen; o Procurador de Justiça, Olympio de Sá Sotto Maior, representando o Ministério Público do Paraná (MP-PR); o Secretário da Justiça do Paraná, Leonildo de Souza Grota; o Defensor público-geral do Estado Sérgio Roberto Parigot de Souza; o Presidente da OAB-SP, Marcos da Costa, além de outras autoridades do judiciário. (com Assessoria de Imprensa da OAB Paraná e fotos de Bebel Ritzmann)