Réquiem para um homem extraordinário

Legenda

RÉQUIEM PARA UM HOMEM EXTRAORDINÁRIO

O Desembargador Oto Luiz Sponholz escreveu um livro maravilhoso: o livro da sua vida. As primeiras páginas desse livro mostram um menino inteligente e alegre. As seguintes revelam um jovem sonhador, talentoso, confiante, orador nato, galã e galanteador, que conhece uma moça, Lúcia Helena, e por ela se apaixona. Casam-se. Novas folhas são escritas: nascem Otinho, Luciana e Letícia.

Formado em Direito, passa a advogar com maestria, ao mesmo tempo em que se torna professor de Direito Penal. É eleito Presidente da Seccional da OAB-PR. O livro já tem muitas páginas, mas há muito ainda a ser escrito para dá-lo por concluído. A classe dos advogados o indica como candidato a Desembargador. O Tribunal de Justiça chancela o seu nome e o Governador o nomeia.

Mais páginas, agora para descrever sua trajetória como Corregedor e Presidente do Tribunal Regional Eleitoral. Volta ao Tribunal de Justiça onde é eleito Corregedor Geral da Justiça e, depois, Presidente. Suas realizações são inúmeras, mas uma deve ser destacada: a construção de um prédio para se tornar a sede do que se poderia chamar o “Novo Palácio da Justiça”, mas que se denominou humildemente de “Prédio Anexo”.

O livro, agora, é volumoso e tem milhares de páginas, algumas muito especiais, certamente as mais lindas de todas elas: o nascimento das netas Ana Letícia, Lívia, Luíza, Martina e Eduarda.

O escritor não para. Anota, a contragosto, sua despedida do Tribunal de Justiça, forçada pela aposentadoria compulsória.

O livro, lentamente, vai chegando ao seu epílogo. O autor olha para trás e se sente realizado: foi um homem de bem, caminhou sempre com Deus em seu coração, teve uma esposa, que acima de tudo lhe foi uma eterna companheira, filhos, genros e nora honrados, netas maravilhosas e milhares de amigos.

Hoje, 17 de dezembro, dois dias após a data da comemoração do seu septuagésimo quarto aniversário, o autor escreveu sua última página. Uma página simples, tranquila, com poucas palavras: “Obrigado a todos vocês que me ajudaram a escrever este livro. Fiquem com Deus. Eu sigo com Ele!”

Homenagem ao Des. Oto Luiz Sponholz dos seus ex-juízes auxiliares da Presidência do Tribunal de Justiça e da Corregedoria Geral da Justiça:

Des. Gilberto Ferreira

Des. Guilherme Luiz Gomes

Des. Luiz Carlos Gabardo

Des. Sigurd Roberto Bengtsson

Des. Espedito Reis do Amaral

Des. Adalberto Jorge Xisto Pereira