TJPR firma convênio com as Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba

O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná firmou nesta terça-feira (27/11) convênio com a instituição de ensino Faculdades Integradas Santa Cruz, objetivando o fomento de práticas autocompositivas de solução de conflitos – mediação e conciliação - na fase pré-processual.

A cooperação entre o TJPR e a instituição de ensino, visa ampliar o acesso à Justiça, bem como a implantar programas e projetos que contribuam para o desenvolvimento local sustentável, especialmente àqueles voltados ao empoderamento comunitário, cidadania e pacificação social, destinado a população abrangida pelo Fórum Descentralizado da Cidade Industrial de Curitiba.

As Faculdades Santa Cruz já estão instaladas no fórum descentralizado do CIC e estão atuando em conflitos antes mesmo de ser ajuizada ação, com o acompanhamento dos professores e dos acadêmicos.

O TJPR também possui convênio com outras instituições de ensino, como a FESP e a Tuiuti. Para o desembargador Ivan Bortoleto, 2º vice-presidente do TJ e presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, a população merece esta parceria e a ideia é ampliá-la ainda mais, envolvendo as instituições de ensino nesse movimento pela conciliação, especialmente na fase pré-processual.