CEVID e TJPR aderem à Campanha do Laço Branco

06/12/2020

A Campanha do Laço Branco integra as ações dos 16 Dias de Ativismo contra a Violência de Gênero, que ocorrem entre os dias 25 de novembro (Dia Internacional de Erradicação da Violência contra a Mulher) e 6 de dezembro (Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo fim da Violência contra as Mulheres). É um movimento global criado no Canadá, com o objetivo de sensibilizar, envolver e mobilizar os homens no engajamento pelo fim da violência contra a mulher, a partir de diversas ações realizadas por diferentes setores da sociedade que se encontram engajados na luta pela promoção da equidade de gênero e superação das desigualdades entre homens e mulheres. A campanha tem como símbolo o laço branco e adota o lema: “Jamais cometer um ato violento contra as mulheres e não fechar os olhos frente a essa violência”.

A CEVID e o TJPR reconhecem a importância da sensibilização e conscientização da população masculina com respeito às questões de gênero para a prevenção da violência contra a mulher. Iniciativas como a Campanha do Laço Branco, ao promoverem ações que combatem diretamente as principais causas da violência contra a mulher, trazem importantes contribuições à efetiva transformação social no atual cenário de desigualdade de gênero.

A Campanha do Laço Branco foi criada após o assassinato, por razões de gênero, de quatorze mulheres, estudantes da Escola Politécnica na cidade de Montreal, Canadá, ocorrido no dia 6 de dezembro de 1989. O crime mobilizou a opinião pública de todo o país, gerando um amplo debate sobre as desigualdades entre homens e mulheres e a violência, que culminou na criação da campanha. Essa mobilização é uma maneira de homenagear aquelas mulheres brutalmente assassinadas apenas pelo fato de serem mulheres, bem como de oferecer aos homens a oportunidade de se manifestarem acerca dos abusos cometidos contra a população feminina.

A Campanha do Laço Branco é apontada pela ONU como uma das maiores iniciativas mundiais direcionadas para a temática do envolvimento de homens com a violência contra a mulher. No Brasil, o lançamento oficial da Campanha foi realizado em 2001.