III Seminário de Violência Política de Gênero é realizado em Guarapuava

Em 03 de maio de 2024, foi promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), em parceria com a Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi) e a OAB-PR, o “III Seminário de Violência Política de Gênero: Precisamos falar sobre isso”, no auditório da Ordem dos Advogados Brasileiros (OAB) em Guarapuava.

O evento, que contou com a presença do presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, e da desembargadora substituta do TJPR Flavia da Costa Viana, presidente do Núcleo de Diversidade e Inclusão da Justiça Eleitoral do Paraná (NID), teve como objetivo alertar a classe política sobre a importância de respeitar as cotas de gêneros e também de combater a violência política contra as mulheres. Ainda, almejou criar um espaço de discussão, reflexão e conscientização sobre a violência política de gênero, buscando apresentar estratégias de prevenção e erradicação desse tipo de violência no Paraná. 

A programação do evento incluiu debate sobre o conceito de violência política de gênero, que contou com a mediação da desembargadora Flavia da Costa Viana e com a participação da doutora Eneida Desiree Salgado, professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR); da desembargadora Ana Lúcia Lourenço, coordenadora estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Paraná (CEVID); de Aline de Camargo, secretária municipal de Políticas Públicas para Mulheres; e da deputada estadual Cristina Silvestri.

De acordo com a desembargadora Flavia da Costa Viana, os números evidenciam a realidade: “as mulheres são 52,5% do eleitorado brasileiro e não passaram de 17,7% da Câmara dos Deputados”.

As duas primeiras edições do “Seminário de Violência Política de Gênero: Precisamos falar sobre isso” foram realizadas em Curitiba, no dia 26 de fevereiro, e em Londrina, no dia 11 de abril. As próximas edições estão previstas para os municípios de Umuarama, no dia 16 de maio, Cascavel, no dia 20 de junho, e Ponta Grossa, em data a ser definida