Comarca de Umuarama inicia projeto piloto para implantação do Programa “Justiça e Cidadania também se Aprendem na Escola”
Na última quarta-feira (9), a Juíza de Direito Substituta da Vara de Infância e Juventude da Comarca de Umuarama, Liliane Graciele Breitwisser, participou das atividades desenvolvidas junto da escola estadual Tiradentes no âmbito do Programa Ensino Médio Inovador.
Foi realizada mesa redonda com os adolescentes inseridos no período educacional noturno, que estudam em contraturno à jornada de trabalho, na qual apresentou-se panorama geral dos direitos e deveres previstos no Estatuto da Infância e Juventude e esclareceram-se dúvidas apresentadas pelos jovens.
A iniciativa decorreu de parceria estabelecida entre a unidade de ensino e o Poder Judiciário local na realização de programa educacional visando à conscientização de direitos e ao exercício da cidadania, em combate à evasão e à baixa adesão escolar. Objetivou-se, ainda, atuar de forma preventiva às práticas infracionais, de elevada incidência naquela região do município, com a aproximação entre as instituições estatais e a comunidade, nos moldes de outros projetos já encampados pelo Tribunal de Justiça do Paraná, como o Justiça se Aprende na Escola.
Na oportunidade, o diretor da unidade de ensino, Angelo Barreiro Gonçalves, destacou a importância da ação no resgate da autoestima e na educação formal dos alunos que participaram do evento, que ganharam nova perspectiva de seu papel social e jurídico.