Fernando Ferreira de Moraes assume o cargo de Desembargador do TJPR

Legenda

FERNANDO FERREIRA DE MORAES ASSUME O CARGO DE DESEMBARGADOR DO TJPR

O Desembargador recebeu a toga das mãos de sua mãe e de sua filha, em cerimônia conduzida pelo Presidente da Corte, Desembargador Paulo Roberto Vasconcelos

Tomou posse nesta segunda-feira, 14 de dezembro, o novo Desembargador do TJPR, Fernando Ferreira de Moraes.

A cerimônia, na Sala de Atos do Gabinete da Presidência, foi conduzida pelo Presidente do TJPR, Desembargador Paulo Roberto Vasconcelos e reuniu diversos desembargadores, juízes, promotores, advogados, servidores e familiares, que homenagearam o novo membro da Corte, nomeado pelo critério de antiguidade, e que passa a ocupar a vaga do Desembargador aposentado Eduardo Lino Bueno Fagundes.

O Advogado Renato Andrade, representando a OAB-PR, destacou a trajetória altiva e serena do novo Desembargador, marcada pela retidão de caráter, sobriedade humana e lisura intocável. “A classe dos Advogados do Paraná, eu, e seus mais caros amigos, desejamos ao Senhor Desembargador Fernando Ferreira de Moraes, a paz e tranquilidade que sempre demonstrou em sua brilhante trajetória, para que continue sendo exemplo como magistrado do Paraná”.

O representante do Ministério Público do Paraná, Promotor de Justiça Vany Antônio Bueno, enalteceu a figura do Desembargador, a sua amizade e capacidade intelectual. “Me sinto honrado e satisfeito com a possibilidade de homenageá-lo. O Ministério Público sabe que você se preocupa com a sociedade, e pessoas como você são como o vinho da mais fina safra, disse o Promotor.  

A vice-presidente da Amapar, Juíza Nilce Regina Lima, saudou o Desembargador ressaltando sua vocação para o exercício da judicatura e destacou o seu empenho e dedicação na obra da sede da Associação. Também falou da paixão do Desembargador pela arte e traçou um paralelo entre uma obra de arte e a sentença judicial e, ao finalizar, enfatizou: “Fernando, que sua sensibilidade de apreciador da arte e o seu sentimento de mundo continuem a ser canalizados para sua atividade judicante junto a esta Corte, local que ocupará por merecida competência, e ao qual somará forças visando consolidar cada vez mais o reconhecimento da sua importância no cenário nacional”.

Num gesto que emocionou os presentes à cerimônia, Fernanda Letícia, filha do Desembargador empossado, se manifestou numa singela homenagem ao pai, dizendo de quanto ele é importante na sua vida. Destacou, em especial: “Nos últimos três anos, você foi pai, juiz, arquiteto e engenheiro, enfermeiro, psicólogo e motorista. Sua posição como juiz é admirável. Você é muito bom arquiteto e qualquer pessoa que conheceu a obra da Amapar concordará comigo; mas das suas performances, ser pai é a melhor delas, ao menos para mim”, disse Fernanda. E concluiu: “Que Deus continue iluminando você e sua carreira. Te admiramos muito e estamos muito felizes por você! Parabéns meu pai! Te amo!”

Em seu discurso de posse, o Desembargador Fernando fez uma breve retrospectiva de seus 42 anos de Poder Judiciário, dos quais quase 32 na carreira da magistratura.  Agradeceu o apoio da família, dos colegas e amigos e destacou o seu o amor pela Justiça.

Falou da relevância do dispositivo constitucional - princípio do acesso à justiça - pelo qual, “encontra-se um mecanismo civilizado e que resguarda a paz social, ao mesmo tempo em que atende ao anseio e ao clamor por justiça”.  Ao finalizar sua fala o magistrado disse: “Espero que a vida me mantenha firme no desiderato de dar a cada um, o que é seu, na medida do seu direito, para que a justiça prevaleça e eu possa manter sempre firme e tranquila a minha consciência no cargo que passo a ocupar e nas funções que passarei a exercer, sem olvidar de buscar todos os dias, a descoberta do justo, sustentando-o sempre contra o injusto”.

No encerramento da cerimônia, o Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Paulo Roberto Vasconcelos, destacou a competência do novo membro da Corte de Justiça e a grande amizade que os une. “Este momento é de merecimento, de reconhecimento efetivo por tuas atitudes, tuas decisões e o teu comportamento de magistrado perante a sociedade e perante nós, seus colegas. Você efetivamente fortalece o Poder Judiciário Paranaense”.

Participaram da solenidade o 1º Vice-Presidente do TJPR, Desembargador Renato Braga Bettega; 2º Vice-Presidente, Desembargador Fernando Wolff Bodziak; Corregedor, Desembargador Robson Marques Cury;  Desembargador Federal Tadaaqui Hirose; Sub-Procurador Geral do Munícipio, Cicero Staut da Silva; Presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Desembargador Jucimar Novochadlo e o Diretor-Geral do Tribunal de Justiça, José Alvacir Guimarães, entre outros.

Mais fotos acessem o flickr.