Francisco Beltrão passa a entrância final

A reestruturação e reaparelhamento do 1º grau de jurisdição, com a finalidade de aprimorar a prestação de serviços à comunidade, tem sido uma das principais metas do Poder Judiciário do Paraná. Neste sentido, a solenidade de elevação de entrância da comarca de Francisco Beltrão, de intermediária à final, que ocorreu na segunda-feira (22), foi mais uma grande conquista do Judiciário paranaense. A cerimônia foi conduzida pelo presidente do TJPR, desembargador Miguel Kfouri Neto.  

O juiz diretor do Fórum de Francisco Beltrão, Rodrigo Simões Palma, enfatizou que, para a comarca, a importância do ato de elevação é imensurável. "A elevação estimulará a permanência do magistrado, afastando a nefasta rotatividade de juízes nesta região, o que, certamente, virá promover o prestígio do Poder Judiciário no interior do Estado, assim como a garantia de uma melhor prestação jurisdicional e da segurança jurídica", afirmou o magistrado.

Também foi destacada pelo magistrado a preocupação da presidência do Tribunal com a interiorização da Justiça, "seja pela elevação de 10 respeitáveis comarcas, seja pela instalação de novas comarcas de entrância inicial", e complementou, ainda, frisando, que essas medidas propiciam celeridade e presteza aos trâmites processuais, anseio sempre nutrido pelos jurisdicionados.

Representando a OAB Subseção de Francisco Beltrão, Hermes Alencar Daldin Rathier parabenizou o Tribunal de Justiça e, em especial, o presidente Kfouri Neto. "É com orgulho que represento a OAB, com orgulho de beltronense que faço parte da solenidade que coloca a nossa comarca entre as principais comarcas do Paraná", destacou.

Por sua vez, o promotor de Justiça de Beltrão, Roberto Tonon, agradeceu ao Tribunal pela atenção ao sudoeste do estado e por tornar a comarca um porto seguro para os magistrados. "Salta aos olhos a expansão da Justiça paranaense, interiorizando e colocando a Justiça mais perto do povo", enfatizou. O promotor ainda discorreu sobre a importância do estreitamento de laços e conjugação de esforços entre o Ministério Público, a Ordem dos Advogados e o Tribunal de Justiça.

Já o prefeito da cidade, Wilmar Reichembach, afirmou estar muito contente com mais essa conquista de Beltrão. "É realmente um momento muito importante. Nós temos tido a honra de receber o presidente do Tribunal, aqui no Sudoeste, e nunca de mãos vazias, sempre com projetos, encaminhamentos e boas novas para a comarca", asseverou. Reichembach finalizou destacando o intenso e dinâmico trabalho realizado pelo Judiciário no estado: "Isso traz um impulso muito grande aos serviços prestados à população".

O corregedor da Justiça, desembargador Lauro Augusto Fabrício de Melo, relembrou os importantes feitos concretizados na gestão do presidente Kfouri Neto, tais como a criação de varas, comarcas e cargos de juiz, além da contratação de assessores e estagiários para os magistrados. "O juiz não tem condições de realizar a contento o seu trabalho, se não tiver uma equipe adequada. Essa reestruturação no gabinete dos magistrados proporcionará melhores condições de trabalho e, como consequência, um aprimoramento na prestação jurisdicional", concluindo ainda: "O presidente Kfouri Neto, diante dessa crescente demanda no Poder Judiciário, marcou a sua gestão com esse reaparelhamento e reestruturação do 1º grau de jurisdição".

Finalizando a cerimônia, o presidente do Tribunal, desembargador Miguel Kfouri Neto, explicou os inúmeros benefícios da elevação de entrância para a comarca. "Os juízes poderão concluir sua carreira, em primeiro grau, aqui mesmo em Beltrão; além disso, todos os magistrados, de imediato, já terão mais um assessor", e acrescentou que a elevação também representa para a comarca a possibilidade de criação de novas varas e nomeação de mais servidores, ampliando assim o serviço do Judiciário na região.

O presidente ainda comentou que todo esse trabalho, de instalações e elevações de comarcas, bem como instalações de fóruns e varas, só é possível graças ao excelente relacionamento entre os Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo do estado, além de ser fruto do trabalho das gestões anteriores do TJ. "É a partir dessa conjugação de esforços que conseguimos melhorar os serviços oferecidos à população. É uma honra chefiar o Poder Judiciário do Paraná, nesse momento de grandes avanços e transformações", concluiu. 

Também presentes à solenidade o subgestor do Processo de Instalação e Estatização do TJ, desembargador Luiz Carlos Gabardo, além de magistrados, promotores da Justiça, advogados, servidores e demais autoridades civis e militares.