Na manhã de ontem (13/9) o presidente do TJPR, desembargador Miguel Kfouri Neto, conduziu a cerimônia de elevação da comarca de Arapongas da entrância intermediária à entrância final.
Na ocasião estiveram presentes também o corregedor-geral do TJ, desembargador Noeval de Quadros; o gestor do Processo de Estatização e Instalação do TJ, desembargador Guilherme Luiz Gomes; o desembargador Jurandyr Reis Junior; a juíza de Arapongas, Tatiane Garcia Silverio de Oliveira Claudino; o juiz de Direito Evandro Luis Camparato; o vice presidente da OAB, subseção Arapongas, Cezar Augusto Moreno; o prefeito da cidade, Beto Pugliesi, entre outras autoridades locais.
O juiz Evandro Luis Camparato disse que a entrância final irá praticamente acabar com a rotatividade de juízes. O magistrado também agradeceu o empenho da administração do TJ, especialmente na figura do desembargador Miguel Kfouri Neto, que, "além de julgador ímpar, é também um administrador por excelência, pois sempre tem demonstrado preocupação com a eficiência da Justiça estadual, em especial a do interior".
Em seu discurso, o prefeito da cidade, Beto Pugliesi, agradeceu em nome dos mais de 110 mil araponguenses a todos os ex-presidentes do Tribunal. Destacou o trabalho do atual presidente, que vem marcando sua gestão com a interiorização da Justiça.
Representando a OAB, o vice-presidente da subseção local, Cezar Augusto Moreno, parabenizou em nome da advocacia toda cúpula do Judiciário e demais integrantes do TJPR. "Cumprimento toda a cúpula, pela visão voltada ao primeiro grau de jurisdição, onde tudo começa. Essa elevação valoriza os magistrados paranaenses que são juízes altamente qualificados", destacou.
Em nome do Ministério Público do Paraná, o promotor Tiago Gerardi, cumprimentou o presidente Kfouri por mais essa conquista da comarca. "Temos todos, senhor presidente, a indisfarçável consciência, que o marco que hoje se impõe tem um só destinatário, os jurisdicionados de Arapongas", finalizou.
O desembargador Guilherme Luiz Gomes, gestor do Processo de Instalação e Estatização do TJ, disse estar honrado e alegre de retornar a Arapongas, o mais importante palco moveleiro do Brasil, neste momento de grandes avanços do Judiciário. O desembargador ainda discorreu sobre as conquistas na atual gestão do TJ.
O corregedor-geral, desembargador Noeval de Quadros, afirmou ser uma honra participar da comitiva do TJ que vem para elevação da comarca de Arapongas ao mais alto grau do Judiciário Paranaense. "Com a elevação, haverá mais presteza, mais eficiência no serviço à população", explicou o corregedor.
Por sua vez, o desembargador Miguel Kfouri Neto agradeceu a participação de todos nesse momento tão importante para a comarca e enfatizou que, com a elevação, será possível aprimorar a prestação jurisdicional, beneficiando toda a população de Arapongas.
Homenagem Póstuma – Na oportunidade, os desembargadores Miguel Kfouri Neto, Noeval de Quadros e Guilherme Luiz Gomes prestaram homenagem póstuma aos três servidores do Tribunal de Justiça do Paraná, Adilson Teixeira Costa, Cleuza Aparecida de Carvalho e Rene Jorge Ferreira, falecidos no último dia 24 de maio, quando voltavam da solenidade de instalação da 2ª Vara Cível na comarca.