O Processo Judicial Digital (Projudi) completa esta semana sete anos de implantação. Instalado no dia 17 de maio de 2007, como projeto piloto na comarca de Campo Largo atendia apenas a competência de Juizado Especial Cível. Sete anos depois o sistema ultrapassa a marca de três milhões de processos eletrônicos cadastrados.
Mensalmente são cadastrados aproximadamente cerca de 70 mil processos novos no Estado, um volume expressivo que ressalta a estabilidade do sistema. Importante ressaltar que o DTIC registra picos de acessos simultâneos de 15 mil usuários.
O Supervisor Geral de Informática e Comunicação do TJ, Desembargador Marcelo Gobbo Dalla Dea, ressalta que a maior vantagem do Projudi ainda é a economia de tempo na tramitação do processo. "No processo digital todas as movimentações processuais que não envolvem a atividade intelectual do juiz são eliminadas, o que reduz sensivelmente o tempo de julgamento da ação".
A implantação do sistema Projudi em todas as competências do 1º grau de jurisdição é uma das metas da gestão do Presidente do TJPR, Desembargador Guilherme Luiz Gomes. Por essa razão desde o início de 2014, o Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação com o apoio da Corregedoria Geral da Justiça iniciou a primeira fase de implantação do sistema nas Varas Criminais de todo o estado. O objetivo é que até dezembro/2014 todas as Varas Criminais estejam operando também com o sistema Projudi.
O sistema Projudi é mantido pelo próprio Tribunal de Justiça e está instalado em todas as comarcas do estado do Paraná, possuindo mais de 125.000 usuários habilitados. Destes, 52.697 são advogados, 56.210 são partes com acesso ao sistema e os demais são servidores do TJ, magistrados, procuradores, promotores, entre outros.
COMPETÊNCIAS- Todas as competências em 1º grau de jurisdição estão sendo atendidas pelo Projudi: Juizado Especial Cível; Juizado Especial Criminal; Juizado Especial da Fazenda Pública; Vara de Família Infância e Juventude (Cível e Infracional) e Turmas Recursais, Vara da Fazenda Pública; Vara Cível; Registros Públicos; Acidentes de Trabalho e Varas Criminais.