10/03/2021 - Live Dossiê Feminicídio: Por que aconteceu com ela?

A CEVID/TJPR, em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), realizou a segunda Live sobre o Dossiê "Feminicídio: Por que aconteceu com ela?”.

Na oportunidade, a Desembargadora Priscilla Placha Sá (Coordenadora da CEVID quando da elaboração do dossiê), bem como os pesquisadores e colaboradores da Universidade Federal do Paraná (UFPR), discorreram de forma pormenorizada acerca das etapas envolvidas no estudo da amostra de casos em andamento no Estado, ocorridos no período entre 09 de março de 2015 e 09 de março de 2020, bem como na elaboração do dossiê, a partir da interpretação dos resultados da pesquisa.

A análise dos processos em questão foi baseada em quesitos nos âmbitos jurídico-processual, técnico-pericial e sócioindividual, visando caracterizar as particularidades regionais que permeiam a ocorrência de feminicídios nas Comarcas do Estado. Dessa forma, buscou-se reunir, no referido dossiê, elementos que possam contribuir para subsidiar a tomada de ações em face desse delito, auxiliando no aprimoramento do atendimento institucional aos envolvidos em situações de violência contra a mulher, bem como na avaliação da eficácia das ações já empreendidas para a prevenção e o enfrentamento a esse tipo de crime.

Participação da Desembargadora Ana Lucia Lourenço – Coordenadora da CEVID TJPR, Desembargadora Priscilla Placha Sá – Coordenadora do Projeto Todas as Mulheres Importam, Dr. Daniel Surdi Ribeiro Avelar – Juiz de Direito, Dra. Ticiane Louise Santana Pereira – Promotora de Justiça, Sérgio Staut – Diretor do Setor de Ciências Jurídicas da UFPR, Júlia Gitirana – Professora de Direito FAE e Coordenadora do Observatório de Gênero da FAE, Gabriela Grupp – Diretora Executiva do Instituto por.de.para Mulheres, Coordenadora do Grupo de Produção de Conhecimento Negro Resistência Ativa Preta, Natália Frutuoso de Souza – Graduanda em Direito UFPR.