“1ª Caminhada do Meio-Dia – Paraná Unido Contra o Feminicídio” reúne milhares de pessoas no Dia Estadual de Combate ao Feminicídio

“1ª Caminhada do Meio-Dia – Paraná Unido Contra o Feminicídio” reúne milhares de pessoas no Dia Estadual de Combate ao Feminicídio

A equipe da CEVID prestigiou o evento levando cartazes com frases de conscientização sobre o tema.

 

No Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, milhares de pessoas participaram da 1ª Caminhada do Meio-Dia, realizada neste sábado (22) pela da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi). O evento faz parte da programação da Campanha Paraná Unido no Combate ao Feminicídio e teve a participação de mais de 70 municípios paranaenses, além da Capital.

Homens, mulheres, crianças, autoridades, representantes da sociedade civil organizada e lideranças religiosas se reuniram em memória das vítimas de feminicídio em todo o Paraná. Durante todo o trajeto foram exibidos cartazes, balões e faixas, pedindo a conscientização da população na luta.

Em Curitiba, a passeata teve início na Praça Santos Andrade e ao meio-dia, em ponto, com o badalar de sinos, houve um minuto silêncio em respeito às vítimas. Em seguida os participantes atravessaram diversas ruas do centro da cidade em direção à tradicional Boca Maldita.

Foto: Luis Pedruco.

O Paraná possui um Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, instituído pela Lei 19.873/2019. Foi adotada a data de 22 de julho, em referência à morte da advogada Tatiane Spitzner, em 2018. A lei determina que é dever do Poder Público promover debates, seminários e outros eventos relacionados ao tema.

Participaram da caminhada representantes do Poder Judiciário, Executivo e Legislativo, além de membros da OAB/PR, do Ministério Público, da Guarda Municipal de Curitiba e servidores municipais; Conselhos de Segurança; e lideranças religiosas e de etnias.

Foto: Luis Pedruco.