A CEVID disponibiliza o seu 14º Boletim Informativo, que traz as ações mais marcantes da Coordenadoria nos meses de abril a junho de 2023

A CEVID disponibiliza o seu 14º Boletim Informativo, que traz as ações mais marcantes da Coordenadoria nos meses de abril a junho de 2023

 

O Boletim Informativo n° 14 corresponde à segunda edição referente ao ano de 2023 do Boletim Informativo da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEVID) do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná.

 

As ações apresentadas correspondem ao período de abril a junho, abrangendo as principais iniciativas de enfrentamento à violência contra a mulher em nível estadual e nacional, empreendidas por esta Coordenadoria ou das quais esta CEVID participou.

 

Dentre as ações promovidas, ressalta-se a realização, nos dias 31 de maio,1º e 2 de junho, do II Fórum Paranaense de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (FOVID/PR), o qual foi criado com o intuito de propiciar, aos profissionais que atuam nesses casos, espaço permanente de reflexão e debate sobre questões de interesse e relevância para o exercício de suas atividades, contribuindo, assim, para a qualificação dos atendimentos.

 

Esta segunda edição ocorreu em formato híbrido — no Auditório do Pleno do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, com transmissão pela plataforma Youtube — e teve como tema central “Medidas protetivas de urgência: efetividade, desafios e controvérsias”.

 

Ademais, na ocasião, houve o lançamento da quinta edição da Revista Eletrônica da CEVID/TJPR, publicação destinada à divulgação de projetos, boas práticas, artigos científicos, entre outros materiais com conteúdos relacionados à violência contra a mulher e à igualdade de gênero, produzidos e/ou protagonizados por profissionais e pesquisadores(as) da área.

 

Vale destacar ainda a realização do “Curso de Aperfeiçoamento para Magistrados e Magistradas –Medidas Protetivas de Urgência no Âmbito da Lei11340/2006. Fundamentos, questões controvertidas e efetividade”, promovido pela Escola Judicial do Paraná (EJUD), em parceria com a CEVID/TJPR.

 

Dessa forma, por meio da atuação em distintas esferas — preventiva, assistencial e jurisdicional —, conjuntamente com os demais órgãos da rede de atendimento, o TJPR e a CEVID envidam esforços no intuito de promover o acesso à Justiça e garantir a disponibilização, em todo o Estado do Paraná, de atendimento integral e especializado a todos os envolvidos em situações de violência doméstica, bem como contribuir para a redução dos índices dos crimes dessa natureza.

 

Acesse o conteúdo do Boletim Informativo nº 14, bem como o dos demais boletins, através desse link.