A CEVID disponibilizou o seu Boletim Informativo nº 10, que traz as ações mais marcantes da Coordenadoria nesse trimestre.

O Boletim Informativo n°. 10 corresponde à segunda edição referente ao ano de 2022 do Boletim Informativo da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEVID) do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná.

As ações a seguir apresentadas correspondem ao período de abril a junho, abrangendo as principais iniciativas de enfrentamento à violência contra a mulher em nível estadual e nacional, empreendidas por esta Coordenadoria ou das quais esta CEVID participou.

Dentre as ações realizadas, o evento que ganha destaque é o I Fórum Paranaense de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (FOVID/PR), com o tema: "Desafios da aplicação da Lei nº 14.188/2021 de tipificação penal da violência psicológica contra a mulher". O evento contou com o apoio da Escola Judicial do Paraná (EJUD/PR) e patrocínio da Associação dos Magistrados do Paraná (AMAPAR) e da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Paraná (ANOREG/PR).

Realizado nos dias 08 a 09 de junho, o evento tem como objetivo proporcionar espaço permanente de reflexão e debate sobre temáticas de interesse e relevância para o trabalho dos(as) profissionais que atendem aos casos de violência doméstica e familiar contra a mulher, no contexto específico do Estado do Paraná. Na ocasião, ocorreu o lançamento da 3ª Edição da Revista Eletrônica da CEVID.

Em abril, a CEVID/TJPR realizou a entrega dos materiais de higiene doados para campanha de combate à pobreza menstrual em prol da Saúde da Mulher. Foram mais de 5 mil itens arrecadados, entre absorventes, toalhas umedecidas, sabonetes, sabonetes íntimos, desodorantes, creme dental, escovas de dente e outros materiais.

No mês de maio, foi iniciado o estudo sobre o Laboratório de Práticas Psicossociais em Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (PSICOLAB VD). Trata-se de um programa coordenado pela CEVID que engloba os eixos psicossocial, jurídico e pedagógico, objetivando a pesquisa, o desenvolvimento, a construção, parametrização e aplicação de práticas inovadoras em violência doméstica, por meio da atuação prática e experimentativa/laboratorial.

Além disso, no dia 22 de junho, a Coordenadora da CEVID/TJPR, Desembargadora Ana Lúcia Lourenço, Vice-Presidente da COCEVID, participou de reunião ordinária do Colégio de Coordenadores da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário Brasileiro (COCEVID), realizada por meio de videoconferência, oportunidade em que foi possível dialogar sobre iniciativas importantes de divulgação de campanhas voltadas ao combate à violência doméstica e familiar contra a mulher.

Acesse o conteúdo do Boletim Informativo nº 10, bem como o dos demais boletins, através desse link.