CEVID e EJUD realizam capacitação virtual intitulada “Espaço de Fala – Núcleos Maria da Penha e sua parceria com o Judiciário no atendimento às mulheres em situação de violência doméstica e familiar”

Iniciativa visa estreitar o diálogo entre o Judiciário e as universidades, além de divulgar o trabalho dos Núcleos Maria da Penha e ampliar sua atuação no Estado do Paraná.

No dia 21 de novembro, às 10h, foi promovida a capacitação virtual denominada “Espaço de Fala – Núcleos Maria da Penha e sua parceria com o Judiciário no atendimento às mulheres em situação de violência doméstica e familiar”. O evento foi uma realização da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEVID), em parceria com a Escola Judicial do Paraná (EJUD-PR), tendo como tema “A essencialidade dos núcleos multidisciplinares para o atendimento integral da mulher em situação de violência doméstica". O objetivo principal da ação consistiu em fomentar o diálogo e demonstrar a importância do papel dos Núcleos Maria da Penha (Numapes) no sentido de proporcionar acolhimento, atendimento jurídico gratuito e acesso à justiça às mulheres que estejam em situação de violência e que necessitam da proteção para que lhes seja assegurada a tutela de seus direitos, além da desvinculação do agressor. Para tanto, foram apresentadas palestras proferidas pelo Juiz Renato Garcia (Jacarezinho) e pela Juíza Dra. Cláudia Andrea Bertolla Alves (Londrina), bem como dos Coordenadores(as) dos respectivos Numapes, Dr. Fernando de Brito e Dra. Claudete Canezin, sendo esta última também Coordenadora Estadual dos Numapes do Paraná.

Os “espaços de fala” são cursos que abordam temas de interesse e relevância para a causa da promoção e defesa dos direitos da mulher. Esses espaços buscam aproximar órgãos e entidades civis que já atuam no combate da violência contra a mulher de diferentes formas, para o fortalecimento da rede e discussões sobre políticas públicas efetivas. Nesta oportunidade, pretendeu-se promover a aproximação entre o Judiciário e os Núcleos Maria da Penha (Numapes), visando tratar de questões relacionadas à perspectiva de gênero e à atuação específica de tais Núcleos no contexto do atendimento às mulheres em situação de violência doméstica e familiar, bem como sobre os desafios cotidianos enfrentados e as possibilidades de fortalecimento, ampliação e integração do trabalho desses entes com relação aos demais integrantes da rede de atendimento no Estado do Paraná.

Acesse a gravação do evento no canal do youtube da CEVID, clicando AQUI!