CEVID participa de Sessão Solene em homenagem à Patrulha Maria da Penha

CEVID participa de Sessão Solene em homenagem à Patrulha Maria da Penha

 

No dia 4 de agosto de 2023, a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEVID) do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, representada pela juíza Doutora Paula Priscila Candeo, participou de Sessão Solene em Homenagem à Patrulha Maria da Penha. O evento foi organizado pela Procuradoria da Mulher e ocorreu no Plenário da Câmara Municipal de Curitiba. Na oportunidade, foram homenageados os 36 membros, entre ativos e egressos, da Guarda Municipal de Curitiba que compõem ou compuseram a Patrulha Maria da Penha, cuja dedicação e competência têm contribuído significativamente para garantir a segurança e o bem-estar da cidade.

Implantada em 2014, a Patrulha Maria da Penha de Curitiba tem o objetivo de auxiliar no acompanhamento e na proteção de mulheres que receberam medidas protetivas determinadas pela Lei nº 11.340/2006. O município de Curitiba foi o primeiro a prestar esse serviço no Estado e, desde então, a equipe da Guarda Municipal responsável pelos patrulhamentos tem contribuído para reforçar a segurança não apenas das mulheres curitibanas, mas também de todo o Estado, por meio das capacitações ofertadas a agentes de outros municípios que vieram a contar com o serviço.

A prestação de serviços de policiamento preventivo em violência doméstica e familiar contra a mulher, tais como o programa da Patrulha Maria da Penha, é medida primordial para o enfrentamento efetivo de tais crimes. Ademais, essa iniciativa vai ao encontro das diretrizes da Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, a qual prevê a implementação de políticas amplas e articuladas, que procurem dar conta da complexidade da violência contra as mulheres em todas as suas expressões. Para tanto, mostra-se crucial a união de esforços entre o poder público, o setor privado e a sociedade civil, com vistas à concretização de ações voltadas não apenas ao combate, mas também à prevenção, assistência e garantia de direitos das mulheres. Nesse sentido, a Patrulha Maria da Penha um instrumento de grande valia no que tange à garantia de uma vida digna às mulheres paranaenses, sem violência e com o pleno exercício de seus direitos.