Conheça mais sobre a acessibilidade no Tribunal de Justiça no Estado do Paraná!

Acessibilidade significa derrubar barreiras - arquitetônicas, tecnológicas, metodológicas, de comunicação, atitudinais etc. - que impedem a plena participação da pessoa na sociedade. Isso quer dizer que, quando o ambiente social é favorável (acessível), a pessoa com deficiência pode se desenvolver e realizar atividades com todo seu potencial.

Acessibilidade digital, por sua vez, consiste em garantir que todas as pessoas possam acessar, compreender, utilizar, interagir e contribuir com o meio digital. Isso se aplica a diversos recursos, como sites, aplicativos, documentos eletrônicos, redes sociais, equipamentos (mouses, teclados, lupas de telas). Em outras palavras, então, é o desenho e a construção de ambientes digitais acessíveis para todas as pessoas, independentemente das características pessoais, idade ou habilidades.

 

E o que você pode fazer? 

Um exemplo de acessibilidade digital é a descrição de imagens em redes sociais. O leitor de tela da pessoa com deficiência visual lê as informações textuais, mas não consegue ilustrar a imagem a que esse texto está vinculado. Para facilitar essa ilustração: 

- Após a legenda do post, insira uma hashtag que demonstre que a imagem será descrita (#paracegover, #paratodosverem, #descriçãodaimagem) e faça a descrição da imagem.

- Descreva o que você vê na imagem, sem julgamentos ou opiniões. Portanto, não é certo falar “uma paisagem bonita”, mas sim “uma paisagem, com montanhas, árvores do lado direito...”.

- Descreva os aspectos importantes para o entendimento da imagem e aquilo que você efetivamente vê. 

- Descreva brevemente as cores e o planos/profundidades, iniciando sempre pelo primeiro plano da imagem.

- Utilize direções para fazer a descrição: à direita, à esquerda, atrás... 

- Descreva do maior para o menor, de cima para baixo, da esquerda para a direita. 

- Não utilize verbos de movimento em imagens estáticas. 

- Em caso de imagens cômicas, como os memes, você pode descrever de forma cômica, desde que não prejudique a interpretação da pessoa. 

- Use verbos no presente. 

A audiodescrição também pode e deve ser utilizada em outras situações: produção de vídeos, descrição de paisagens e cenários, realização de atendimento guiado, em aulas, palestras e eventos etc. 

 

Quer aprender mais sobre acessibilidade e acessibilidade digital?

Curso “Acessiblidade e Inclusão no TJPR”: https://ead.tjpr.jus.br/course/view.php?id=617

Cursos de acessibilidade digital para conteudista e desenvolvedor: 

Curso eMAG conteudista: https://www.escolavirtual.gov.br/curso/41/ 

Curso eMAG desenvolvedor: https://www.escolavirtual.gov.br/curso/42