Dados Preliminares da Pesquisa Nacional de Grupos Reflexivos

10/12/2020

Em 10 de dezembro de 2020, a CEVID/TJPR participou da reunião nacional do COCEVID em decorrência do grupo nacional de trabalho e pesquisa sobre grupos reflexivos e responsabilizantes para homens autores de violência doméstica e familiar contra a mulher, previstos nos arts. 35, V e 45 da Lei 11.340/06 (Lei Maria da Penha).

Na reunião os pesquisadores parceiros, Adriano Beiras e Daniel Fauth Martins, bem como a UFSC e equipe técnica do TJSC apresentaram informações, compilações e resultados preliminares. A pesquisa, orientada pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC e equipe técnica do TJSC, em parceria com as CEVID de todos os Estados, investigou a presença e formas de funcionamento dos grupos para autores de violência doméstica no estado do Paraná, por meio da aplicação de questionário de 27 itens versando sobre temas como duração dos grupos, números de encontros, temas apresentados e assim por diante.

O objetivo da pesquisa nacional seguiu o mesmo norte da pesquisa realizada em 2018 e 2019 que resultou no intitulado Guia Teórico e Prático para formação de grupos reflexivos, lançado em setembro deste ano de 2020 por esta Coordenadoria.

Dessa forma, buscou-se oferecer subsídios para a realização desses grupos a partir da experiência concreta das muitas pessoas que atuam na área no estado do Paraná, pautando-se no respeito à diversidade de metodologias e visando à contribuição e potencialização desses trabalhos a partir de parâmetros técnicos pertinentes. Ao final do documento, também foram sugeridas outras ferramentas e diretrizes para contribuição com os trabalhos junto a autores de violência doméstica.

Participaram do referido grupo de trabalho as Servidoras Maisa Baiersdorf Schneider e Bruna Caroline Monteiro Rosa, bem como a Desembargadora Coordenadora Priscilla Plachá Sá.