Desembargadora Ana Lúcia Lourenço, Coordenadora da CEVID, é entrevistada pela TV Assembleia

A Desembargadora Ana Lúcia Lourenço, Coordenadora da Coordenadoria Estadual da Mulher em situação de Violência Doméstica e Familiar (CEVID), do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), foi entrevistada pelo programa Assembleia Entrevista, da TV Assembleia, sendo que a entrevista será exibida nesta quinta-feira (1º de setembro), às 11 horas.

 

Durante a sua fala para o programa da Assembleia Legislativa do Paraná, a Des. Ana Lúcia ressaltou que toda a sociedade pode e deve contribuir no combate à violência doméstica e familiar. Afirmou que a maioria das denúncias é realizada pela própria vítima, que precisa estar fortalecida para tomar essa decisão, mas que os resultados seriam ainda melhores caso as outras pessoas também denunciassem. As pessoas que percebem sinais de violência doméstica também podem denunciar e, desse modo, contribuirão para o direito à saúde e à segurança pública.

 

Diante da necessidade de se coordenar a elaboração e execução das políticas públicas, no âmbito do Poder Judiciário, relativas às mulheres em situação de violência doméstica e familiar, a Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar surgiu após a orientação do Conselho Nacional de Justiça pela Resolução nº 128 de 2011, para que todos os tribunais exercessem ações de proteção às vítimas de violência doméstica em conjunto com a rede de enfrentamento à violência doméstica, composta por instituições de segurança pública e que possuem funções essenciais à justiça. A CEVID é um alicerce importante na articulação das instituições e na busca de soluções eficazes a esse problema social tão presente na sociedade brasileira.