Dra. Luciane Bortoleto, Juíza Auxiliar da Corregedoria do TJPR, participará de Audiência Pública.

A Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) realizará uma Audiência Pública com o Tema “Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra a Mulher", comemorado no dia 25 de novembro. O evento será realizado no último dia da 22ª Semana da Justiça pela Paz em Casa.

O evento contará com a participação da Dra. Luciane Bortoleto, Juíza Auxiliar da Corregedoria do TJPR e Coordenadora da CEVID na Gestão 2013-2015, que realizará palestra sobre o “O papel do Judiciário e a atuação da CEVID na defesa dos direitos das mulheres”, destacando o papel da Coordenadoria na realização de políticas públicas.

O dia 25 de novembro foi definido pela Assembleia-Geral da ONU de 1999 como o dia internacional de combate à violência contra a mulher. A data surgiu da proposta resultante do primeiro encontro feminista latino-americano e caribenho em 1981 e foi escolhida em homenagem às irmãs Patria, María Teresa e Minerva Maribal, que foram violentamente torturadas e assassinadas nesta mesma data, em 1960, a mando do ditador da República Dominicana Rafael Trujillo. As irmãs dominicanas eram conhecidas por “Las Mariposas” e lutavam por melhores condições de vida na República Dominicana

A Campanha Mundial de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres foi criada em 1991 e é realizada em mais de 160 países. No Brasil, o movimento foi regulamentado em 2003 e no Paraná em 2020.