Realizada formatura de mais de 10 mil Policiais Militares para prevenção da violência doméstica e familiar contra a mulher

Realizada formatura de mais de 10 mil Policiais Militares para prevenção da violência doméstica e familiar contra a mulher

CEVID prestigiou o evento, que também contou com a entrega de viaturas pelo Governo do Estado, para utilização específica no atendimento dessas ocorrências.

 

No dia 21 de julho de 2023, a Desembargadora Ana Lúcia Lourenço, Coordenadora da CEVID e Presidente do COCEVID, marcou presença na cerimônia de formatura de mais de 10 mil policiais militares no curso de Prevenção à Violência doméstica e familiar. A solenidade foi realizada na Academia Policial Militar do Guatupê, em São José dos Pinhais. Na ocasião, o governador do Paraná em exercício, Darci Piana, entregou certificados a 100 agentes de segurança, que representaram a Corporação. Estiveram presentes diversas autoridades, entre elas, o Secretário de Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira; a Secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte; o Comandante-Geral da Polícia Militar do Paraná, Coronel Jefferson Silva; o Comandante da Academia Policial Militar do Guatupê, Tenente-Coronel Darany de Oliveira; o Prefeito de Colombo, Helder Lazarotto; a Prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer; o Vice-Prefeito de Piraquara, Josimar Fróes; a Promotora de Justiça Maria Aparecida Losso; e a idealizadora da Ronda Maria da Penha da Bahia, Tenente-Coronel Denice do Rosário.

A capacitação foi promovida entre os dias 27 de março e 21 de julho, com uma carga horária total de 25 horas, incluindo módulos a distância e presenciais. O treinamento teve enfoque tanto no atendimento especializado de emergência, prestado a partir dos chamados via central 190 (denominada primeira intervenção), quanto no monitoramento das vítimas e dos agressores após o registro dos boletins de ocorrência (chamada de segunda intervenção). Neste último caso, os policiais realizam visitas domiciliares às mulheres, garantindo a elas maior sensação de segurança e inibindo possíveis reincidências dos agressores que, em muitos casos, continuam a morar junto com as vítimas. Com a conclusão do curso, o Estado passa a contar com policiais habilitados para atuar nesse tipo de ocorrência em todos os batalhões da Polícia Militar do Paraná (PMPR), como também reforça as unidades que atuam especificamente na Patrulha Maria da Penha.

Além da formação dos policiais, o Governo do Estado entregou oito novas viaturas que serão utilizadas especificamente no atendimento de ocorrências de violência doméstica e familiar contra a mulher. Essas viaturas foram distribuídas em diferentes regiões do Paraná, com o objetivo de agilizar o deslocamento das equipes e garantir um atendimento mais eficiente.