Mapeamento Nacional de Grupos Reflexivos e Responsabilizantes para Homens Autores de Violência: Informe e Dados Preliminares

No mês de dezembro de 2023, foi realizada reunião para divulgação de informe preliminar relativo ao mapeamento nacional de grupos reflexivos para homens autores de violência. A iniciativa é uma parceria entre a CEVID/TJPR, o Colégio de Coordenadores da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário Brasileiro (COCEVID) e o Núcleo Margens, da Universidade Estadual de Santa  . O levantamento de dados nacionais, iniciado no mês de outubro, abrangeu todos os estados do Brasil e, ainda, a equipe manteve  interação e monitoramento sobre os dados do estado do Paraná, coletando em sua integralidade as informações compartilhadas por cada Comarca. Ao longo desse período, o grupo Margens e a CEVID se colocaram à disposição para orientações e eventuais dúvidas que surgiram entre as equipes nacionais. Com os dados compilados, a etapa seguinte se caracterizou pela investigação e estruturação das informações.

Como metodologia, foram utilizados dois documentos para controle, uma planilha para mapeamento e um formulário voltados para cada estado, com a descrição da existência e contato de grupos para autores de violência. O formulário preenchido por cada comarca continha espaços e questões para descrição da instituição responsável pela coordenação do grupo, facilitadores, especificadores da aplicação, temas trabalhados nos encontros, formatos e encaminhamentos.

O projeto se estendeu ao longo dos meses de novembro e dezembro, com a lapidação das informações coletadas e o processo de análise destes dados. A previsão da publicação do mapeamento oficial está para o mês de fevereiro de 2024.