Os Cartórios do Brasil aderiram à Campanha do Sinal Vermelho

29/10/2021

 

 

A Campanha

A necessidade de acesso rápido e fácil à mulher que, pelo isolamento social, se vê impedida de pedir auxílio ao 190 ou comparecer à delegacia de polícia para noticiar a violência sofrida, levou à criação do Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica.

A Campanha já inseriu as farmácias como agentes na comunicação e, agora, os Cartórios se juntaram para contribuir com essa nova ferramenta de denúncia.

“Tendo como objetivo incentivar e facilitar denúncias de qualquer tipo de abuso dentro do ambiente doméstico, as mulheres poderão buscar o apoio dos cartórios extrajudiciais por meio de um símbolo “X” vermelho desenhado na palma da mão. O símbolo mostrará ao colaborador a situação de vulnerabilidade da mulher e, em vista disso, as autoridades poderão ser acionadas.

Estando em vigor em mais de 15 estado brasileiros, a Lei do Sinal Vermelho (Lei Federal nº 14.188, de 28 de julho de 2021) permite uma parceria entre Executivo, o Judiciário, o Ministério Público, a Defensoria Pública e órgãos de segurança pública com estabelecimentos comerciais privados para o desenvolvimento do Sinal Vermelho. Dessa forma, os cartórios que aderirem à campanha poderão fazer parte desse movimento em prol à segurança das mulheres. “

 

Como participar?

“Os Cartórios que se interessarem pela campanha podem aderir acessando o Termo de Adesão e em seguida enviando-o para o e-mail imprensa@anoregbr.org.br.

Todas as instituições que aderirem à campanha podem fazer a divulgação em seus estabelecimentos através do material disponibilizado pela Anoreg/BR, que conta com cartilha, cartazes, posts para redes sociais, vídeos, entre outros.  Clique aqui para acessar o material e dê início à divulgação da campanha Sinal Vermelho em sua Anoreg ou Cartório. ”

 

Clique aqui e tenha acesso ao Termo de Adesão

 

Clique aqui e tenha acesso à matéria disponibilizada no site da Anoreg/PR.

 

Clique aqui e tenha acesso à matéria disponibilizada no site da Anoreg/BR.