Participe da Campanha de Arrecadação em prol da saúde da mulher e no combate à pobreza menstrual!

                                

 

 

Na semana da mulher, o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) lança a Campanha em Prol da Saúde da Mulher, objetivando a arrecadação de absorventes e de itens de higiene pessoal, como lenços umedecidos e sabonetes, que serão doados a pessoas em situação de vulnerabilidade social, em Curitiba e Região Metropolitana. A ação é uma parceria entre a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEVID), do TJPR, e o Grupo Elos Invisíveis. 

O material poderá ser entregue na entrada do Palácio da Justiça, em Curitiba, até 31 de março, sendo que os novos locais de doação serão disponibilizados em breve.

Com a campanha, espera-se contribuir para o combate à pobreza menstrual, que é marcada pela falta de acesso a produtos para manter uma higiene adequada no período da menstruação, sendo geralmente relacionada à hipossuficiência financeira e situação de vulnerabilidade em contextos urbanos e rurais, à ausência de saneamento básico e falta de conhecimento mínimo sobre o corpo.

De acordo com as informações do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), 713 mil meninas vivem sem acesso a banheiro ou chuveiro em seu domicílio e mais de 4 milhões não têm acesso a itens mínimos de cuidados menstruais nas escolas. No Estado do Paraná, estima-se que 374 mil meninas não possuem acesso a absorventes, sendo essa uma das causas da evasão escolar.

Além de estar alinhada ao princípio norteador do TJPR de valorização do ser humano e à Meta 5, “Igualdade de Gênero”, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), a ação vai ao encontro da política de sustentabilidade do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), conforme a Resolução nº 400/2021.

A iniciativa está em conformidade com os princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana, construção de uma sociedade justa e solidária, redução das desigualdades sociais e regionais e promoção do bem de todos, conforme dispõe os artigos 1º e 3º da Constituição Federal.

Participe da campanha, doe e ajude no combate à pobreza menstrual!