Realizada a 3ª Edição do projeto "Pesquisa-Ação nas Escolas – CEVID/Educatron

No dia 07 de março, ocorreu a 3ª Edição do projeto "Pesquisa-Ação nas Escolas – CEVID/Educatron”. A ação visa transmitir aos estudantes, à comunidade escolar e à sociedade informações que possam contribuir para a prevenção da ocorrência de violência doméstica e familiar.

O projeto "Pesquisa-Ação nas Escolas – CEVID/Educatron” foi idealizado pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJPR (CEVID), pelo Observatório Interinstitucional de Direitos Humanos (OIDH) e Ateliê de Inovação do Tribunal de Justiça do Paraná (AI), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Paraná (SEED), Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas (PPGDH-PUCPR) e Escola Judicial do Paraná (EJUD).

Tem por objetivo a criação, nos ambientes escolares, de espaços em que, através do protagonismo do estudante, todos os atores envolvidos no meio colegial

desenvolvam ferramentas teórico-metodológicas adequadas à gestão pacífica de conflitos, em especial, às questões relacionadas à violência doméstica e familiar contra a mulher. Assim, pretende-se capacitar a comunidade, em especial o público adolescente/jovem, sobre temas relacionados à violência contra a mulher nas relações afetivas e em âmbito doméstico e familiar, apresentando conhecimentos, informações e orientações acerca da temática, em linguagem e formato acessíveis e de fácil compreensão.

Nesta 3ª edição, a equipe da CEVID/TJPR e os demais parceiros visitaram o Colégio Estadual Santa Rosa. O evento incluiu a exibição de vídeo informativo, contendo breve fala de Magistradas do TJPR bem como perguntas e respostas acerca do assunto. O vídeo será transmitido posteriormente, de forma simultânea, a todas as escolas estaduais. Também foram sanadas dúvidas dos(as) alunos(as) e houve a distribuição de material informativo.

Segue link de acesso ao vídeo exibido: https://www.tjpr.jus.br/web/cevid/videos?p_p_id=com_liferay_asset_publisher_web_portlet_AssetPublisherPortlet_INSTANCE_qaONyHY6oOoB&p_p_lifecycle=0&p_p_state=normal&p_p_mode=view&_com_liferay_asset_publisher_web_portlet_AssetPublisherPortlet_INSTANCE_qaONyHY6oOoB_redirect=%2Fweb%2Fcevid%2Fvideos&_com_liferay_asset_publisher_web_portlet_AssetPublisherPortlet_INSTANCE_qaONyHY6oOoB_delta=5&p_r_p_resetCur=false&_com_liferay_asset_publisher_web_portlet_AssetPublisherPortlet_INSTANCE_qaONyHY6oOoB_cur=2

Também ocorreu orientação aos educadores(as), a fim de auxiliá-los(as) a identificarem a ocorrência de violência doméstica e familiar e tomarem as providências cabíveis.

Para a efetivação do projeto, utiliza-se o Kit Educatron, que consiste em equipamentos - smart TV, computador, webcam, microfones, teclado - que objetivam transmitir para todos os colégios da rede estadual de ensino, apresentações de conteúdo multimídia em sala de aula, bem como para videochamadas com outros professores ou palestrantes em tempo real em qualquer lugar e, especificamente neste projeto, informações que possam contribuir para a prevenção da ocorrência de violência doméstica e familiar. Considerando as informações relativas às distribuições dos kits, o Projeto Educatron atinge mais de 22 mil salas de aula, distribuídas em mais de 2 mil colégios da rede estadual.