Reunião Pública sobre a temática: Rede de Empregabilidade para as Mulheres Vítimas de Violência Doméstica

14/04/2021

 

 

No dia 14 de abril, a Desembargadora Ana Lúcia Lourenço, Coordenadora da CEVID, se reuniu com a Doutora Cristiane Maria Sbalqueiro Lopes, Procuradora do Ministério Público do Trabalho do Estado Paraná, Sandra Prado, Coordenadora da Casa da Mulher Brasileira, Alessandra Vidmontas, Coordenadora da Associação Beneficente Encontro com Deus e Tatyana Scheila Friedrich, Professora da Universidade Federal do Estado do Paraná. O evento teve como principal debate a importância do encaminhamento das mulheres vítimas de violência doméstica e familiar para o mercado de trabalho.

No evento, os participantes apresentaram e discutiram algumas dificuldades e sugestões sobre a mulher vítima de violência e familiar dentro ou a procura de trabalho. Dentre as questões abordadas, foi apontada a importância da inclusão dessas mulheres pelas empresas, bem como a importância delas se sentirem acolhidas no ambiente profissional. Foi ressaltada a necessidade de aprimoramento dos mecanismos de combate aos tipos de assédios (moral, psicológico, sexual e afins) no trabalho e o fortalecimento da mensagem de que as empresas também são responsáveis e devem estar atentas à violência contra a mulher.

Ainda, Doutora Cristiane Maria Sbalqueiro Lopes informou que o Ministério Público do Trabalho está criando a Rede de Empregabilidade e que através da realização de convênios, serão formatadas e disponibilizadas capacitações e palestras para troca de experiências. Todavia, deve haver um estudo interno nas empresas para analisar situações que possam ocorrer e que demandem atenção e/ou auxílio para mulher colaboradora. Ressaltou a possibilidade de realizar convênio com o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná para Rede de Empregabilidade.